Paciente em surto psicótico provoca desabamento parcial de forro da UPA de Paranaguá


Por Redação Publicado 04/09/2024 às 23h03 Atualizado 06/09/2024 às 09h41

Na noite desta quarta-feira (4), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada na Praça Portugal, em Paranaguá, registrou um incidente envolvendo um paciente em surto psicótico. As informações iniciais são de que, durante o atendimento em uma das salas, o homem arrancou a estrutura de uma cortina, provocando o desabamento parcial do forro de drywall da sala.

Segundo o prefeito Marcelo Roque (PSD), que esteve na UPA assim que o incidente foi registrado, o caso foi isolado e relacionado ao comportamento do paciente, que já havia apresentado surtos anteriormente. “Foi um paciente em surto psicótico que puxou uma cortina e arrancou todo o forro de drywall dessa sala de atendimento. É muito diferente do que foi postado em algumas páginas, que afirmavam que a UPA não tem manutenção ou fiscalização. Isso não é verdade”, explicou o prefeito, rebatendo informações incorretas que circularam nas redes sociais.

Roque destacou que a manutenção já está sendo realizada e que o incidente não afetou o funcionamento da unidade. “Uma equipe de manutenção já está preparando a recuperação desse forro, que não atrapalha de jeito nenhum no atendimento da UPA. O fluxo de atendimento segue normalmente, com a equipe trabalhando sem interrupções”, disse. 

Histórico de surtos

Ainda de acordo com relatos, o mesmo paciente já havia protagonizado outros episódios semelhantes nesta semana. No sábado (31), ele foi encontrado nu na Praça Portugal, o que levou à intervenção da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, que o conduziram para atendimento na UPA. Após ser medicado, o homem foi liberado, mas voltou a apresentar comportamento semelhante na manhã desta quarta-feira, quando foi visto novamente sem roupas próximo ao Hospital Regional do Litoral.

Durante o segundo atendimento na UPA, o paciente teve outro surto, resultando no incidente com o forro. As autoridades de saúde confirmaram que surtos psicóticos são recorrentes entre alguns pacientes atendidos pela UPA, reforçando que esses casos são tratados com a devida seriedade e acompanhamento.

O prefeito Marcelo Roque aproveitou para tranquilizar a população quanto à segurança e estrutura da unidade. “É importante deixar claro que o atendimento na UPA está acontecendo normalmente e que o incidente não comprometeu a operação da unidade. A população pode continuar contando com o serviço, que está em pleno funcionamento“, disse.

Nota de esclarecimento

As autoridades locais pedem que a população evite compartilhar informações não verificadas e confie nas atualizações oficiais para evitar desinformação e pânico.

A Prefeitura de Paranaguá também divulgou uma nota de esclarecimento sobre o incidente. “Na noite desta quarta-feira, 4 de setembro, a Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) e a Secretaria Municipal de Saúde informaram que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá recebeu um paciente em estado de surto. Durante um momento de descontrole, o paciente puxou e arrancou o trilho da cortina de uma área do estabelecimento médico, resultando na queda parcial do drywall. As autoridades de saúde estão tomando as medidas necessárias para reparar os danos e garantir a segurança e o bem-estar de todos os pacientes e funcionários da UPA. Ninguém se feriu. A situação foi controlada e o paciente está recebendo o atendimento adequado. Para mais informações, a Fasp e a Secretaria Municipal de Saúde estão à disposição da comunidade”. 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *