Paralisado devido à pandemia, atendimento móvel veterinário será retomado em Paranaguá


Por Diogo Monteiro Publicado 17/08/2021 às 13h58 Atualizado 16/02/2024 às 10h24

Animais que precisam de atendimento veterinário deverão voltar a ter um espaço para que as famílias possam levá-los, em Paranaguá. A partir do dia 31 de agosto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), irá retomar o atendimento móvel veterinário em Paranaguá. Devido aos protocolos sanitários de combate a Covid-19, o serviço precisou ser paralisado para evitar a aglomeração dos tutores que aguardavam atendimento.

A programação foi definida e todas as terças a unidade móvel estará na ilha dos Valadares, as quintas os atendimentos serão direcionados para a Alexandra sempre das 09h às 11hrs. De acordo com Thábata Nicetto Lourenço, Diretora do Departamento Veterinário, a média de atendimento é de cinco animais por dia. Além dos cães e gatos domésticos, que são levados pelos seus tutores, a secretaria também atende animais encontrados na rua. Mesmo com o serviço paralisado, o atendimento aconteceu na sede da Semma, de forma agendada por telefone.

O JB Litoral entrou em contato com o vereador Thiago Kutz (PP), que celebrou o retorno dos atendimentos veterinários. Para ele essa é uma conquista importante para a cidade, que é uma das poucas que possuem esse tipo de trabalho. “O atendimento móvel foi uma grande conquista para Paranaguá, esse serviço ele não é comum na maior parte dos municípios espalhados pelo país. Paranaguá está muito a frente quando a gente fala em atendimento veterinário gratuito e quando falamos nesse tipo de atendimento sempre estamos observando o bem estar e qualidade de vida do animal“, destacou o vereador.

Outro fator importante destacado pelo vereador, é relacionado a degradação dos animais, principalmente os que possuem doenças pré-existentes. “Devido ao número de animais abandonados é grande, inclusive na sua maioria eles estão doentes, pois eles ficam doentes e seus tutores acabam se desfazendo dos animais por não querer arcar com os custos veterinários. Com esse serviço de atendimento veterinário móvel, muitas pessoas tem acesso a esse tratamento e cuidado evitando que esses animais sejam descartados nas ruas da cidade”, finalizou Thiago Kutz.

Capacitação

Para melhorar o atendimento e preparar os profissionais, neste mês dois servidores participaram de uma capacitação do bem estar animal. Os profissionais aprenderam como realizar de forma adequada o banho e a tosa nos animais. Jucinei Paiffer e Walgir Cordeiro, ambos lotados no departamento veterinário com atividades relacionadas ao cuidado animal, fizeram o curso no Instituto Técnico Profissionalizante (ITEP).

“Os servidores vão colocar o aprendizado em prática no atendimento dos animais resgatados pelo nosso departamento. Muitos deles apresentam problemas dermatológicos e, precisam de uma técnica diferenciada justamente no banho e na tosa para ajudar no tratamento”, explicou a diretora Thábata.

O curso ofereceu capacitação no cuidado com animais e ajudou no aperfeiçoamento do trabalho já realizado pelos servidores. A prefeitura informou através do seu portal que assim que for confirmada a retomada dos atendimentos, a população será informada pelos meios oficiais de divulgação da Prefeitura.