Paranaguá adere à caminhada contra o feminicídio promovida pelo Estado; ação acontece no sábado (22)


Por Luiza Rampelotti Publicado 18/07/2023 às 11h47 Atualizado 18/02/2024 às 17h24
O ponto de encontro para a caminhada será às 11h30 na Praça Fernando Amaro. O percurso terá duração estimada de 15 minutos, e terminará na Catedral. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

No próximo sábado (22), Paranaguá participa da Caminhada do Meio-Dia, evento que faz parte da campanha estadual “Paraná Unido no Combate ao Feminicídio“. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), contará com a participação de 61 municípios paranaenses.

O objetivo da campanha é promover a conscientização e mobilização da sociedade no combate ao feminicídio, um crime caracterizado pelo assassinato de mulheres por questões de gênero. Em 2019, o Paraná estabeleceu o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio por meio da Lei 19.873/2019, e a data de 22 de julho foi escolhida em memória à advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava, assassinada em 2018 pelo marido, condenado em 2021.

A Caminhada do Meio-Dia consiste em realizar percursos descentralizados em diversas cidades do estado. A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, enfatizou a importância de participar do evento vestindo roupas brancas como um símbolo de paz e respeito à vida.

Vamos fazer uma grande mobilização nas cidades do Paraná em memória das vítimas de feminicídio, em solidariedade aos seus familiares, pelo fim da violência e pela vida das mulheres“, afirmou Leandre, ressaltando o propósito de honrar as vítimas dessa violência.

A secretária também destacou o simbolismo do meio-dia. “Onde estariam essas mulheres caso ainda estivessem vivas? A maioria delas estaria desfrutando de momentos em família, compartilhando uma refeição juntos. A ausência delas é sentida diariamente, mas sua presença jamais será esquecida”, disse.

Caminhada em Paranaguá

Em Paranaguá, o ponto de encontro para a caminhada será às 11h30 na Praça Fernando Amaro. O percurso, com duração estimada de 15 minutos, passará pelas ruas Dr. Leocádio e Marechal Deodoro, e terminará na Catedral Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, também conhecida como Igreja Matriz.

Vandecy Dutra, secretária municipal da Mulher de Paranaguá, ressaltou a importância da manifestação como uma forma de demonstrar solidariedade e apoio às vítimas de feminicídio e suas famílias. “A Caminhada do Meio-Dia em Paranaguá representa mais um passo para conscientizar a população sobre a importância de combater o feminicídio e promover uma sociedade mais igualitária, onde todas as mulheres possam viver sem medo de violência de gênero. É um momento de união, solidariedade e reflexão sobre o respeito à vida e à dignidade das mulheres”, comentou.

Para ela, para combater todas as dimensões desse problema, é essencial abordar questões como educação, saúde mental e segurança pública. O feminicídio não é apenas um problema de segurança pública, mas também um reflexo de questões culturais, educacionais, de direitos humanos e de saúde mental.