Paranaguá brilha internacionalmente: Eventos esportivos colocam a cidade no centro das atenções


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/07/2023 às 12h53 Atualizado 18/02/2024 às 18h44

Paranaguá completa 375 anos com muitos motivos para celebrar, especialmente no cenário esportivo. Reconhecida como um celeiro de atletas de destaque, a cidade tem sido palco de importantes eventos internacionais ao longo deste ano, impulsionando a economia local e colocando-a em evidência no mundo do esporte.

Pelo segundo ano consecutivo, o município sediou a Copa Mundo do Futsal, que além de movimentar o setor esportivo, também agitou a economia e o turismo local. A competição aconteceu em maio, na Arena Albertina Salmon, e contou com a presença do ex-jogador Alessandro Rosa Vieira, o Falcão, eleito quatro vezes como o melhor jogador de futsal do mundo, num “futsal das estrelas”, que marcou a abertura do evento.

A Copa Mundo do Futsal Sub21 Masculina – Etapa Mundial é uma das maiores competições da modalidade. Foram nove dias de jogos, com 15 equipes de 10 países participando das disputas. Ao total, 30 mil pessoas passaram pela Arena Albertina Salmon. Além disso, Paranaguá esteve em destaque no mundo inteiro. Com transmissão ao vivo para Argentina, Japão, Colômbia, Rússia, Espanha e Brasil (Sportv, Mundo do Futsal, CBFS TV e CATVE), a competição atingiu milhões de pessoas.

O prefeito Marcelo Roque (PSD) destacou que o torneio atraiu os olhares do mundo para a cidade e foi muito além do esporte. “Paranaguá oferece toda a estrutura para sediar um torneio desta dimensão, mas que vai muito além do esporte. Estamos muito felizes por contar com toda estrutura necessária para receber, pela segunda vez, uma competição mundialmente apreciada. Além de promover jogos entre grandes equipes, tivemos a oportunidade de seguir fazendo o bem às famílias necessitadas através da arrecadação e doação de alimentos”, comentou.

Paranaguá bem representada


Quem representou Paranaguá foi a equipe do Rio Branco Futsal (RBF), que chegou às quartas de final. Apesar de o time não ter saído campeão, foi um parnanguara da equipe que conquistou o título de artilheiro da competição: o atleta Luiz Gustavo Matoso, de 19 anos, que fez 11 gols em cinco jogos disputados pelo elenco. Gustavinho, como é mais conhecido, vestiu pela primeira vez a camisa alvirrubra.

O jogador já é conhecido por seus bons resultados em quadra. Em 2017, ele também levou o título de artilheiro do Campeonato Paranaense de Futsal, aos 13 anos.

Agora, ele repetiu o feito em uma disputa internacional. “Estou até agora vivendo um sonho! Poder representar minha amada Paranaguá e contribuir de forma tão significativa para a equipe foi um marco que hoje caracterizo como uma grande realização na minha vida pessoal e profissional. Só tenho a agradecer a toda diretoria do Rio Branco Futsal, da APAF, Monte Sião e todos que acreditaram no meu potencial”, disse o artilheiro.

Ao JB Litoral, Gustavinho também falou sobre o sentimento de vestir a camisa alvirrubra pela primeira vez. “A torcida do Rio Branco é inexplicável; foi, praticamente, nosso sexto jogador. Eles fizeram uma festa linda na arquibancada e isso ajuda muito a gente, que está dentro da quadra. Quero agradecer ao Rio Branco pela oportunidade e confiança. Honramos a camisa do começo do campeonato até cairmos, nas quartas. Demos nosso máximo para passar de fase”, contou.

Copa Mundo do Futsal Feminino


Após o sucesso do mundial masculino de futsal, Paranaguá também recebeu a primeira edição da Copa Mundo do Futsal – Etapa Mundial Adulto Feminina. O evento aconteceu recentemente, de 3 a 10 de julho, na Arena Albertina Salmon, e contou com a participação de 12 equipes de diferentes partes do mundo.

A realização da Copa Mundo do Futsal Feminino em Paranaguá fez parte das comemorações dos 375 anos da cidade, e o evento movimentou diversos setores locais. Assim como a etapa masculina, a feminina também teve ampla cobertura, com todas as partidas sendo transmitidas ao vivo pelo canal Mundo do Futsal no YouTube. Além disso, as duas semifinais e a grande final foram transmitidas pela Sportv, ampliando a visibilidade do torneio para o mundo todo.

A equipe do Rio Branco Futsal Feminino também chegou às quartas de final e, assim como a equipe masculina, ostentou uma atleta destaque na competição: Maria Eduarda Souza Cruz, de 17 anos, eleita por duas vezes a melhor jogadora da partida, foi consagrada como atleta revelação do evento.

Ao JB Litoral, ela falou sobre a experiência. “Foi algo incrível porque nunca imaginei que um dia isso iria acontecer, em duas partidas que joguei me destaquei como ‘melhor da partida’. Me emocionei muito por ter ganhado esses dois prêmios, pois trabalhei muito para isso. Esses prêmios são prova da dedicação que coloquei em quadra e do meu trabalho de todos os dias. O futsal é muito importante para mim, através dele conheci pessoas incríveis, criei uma certa maturidade e consegui ter mais responsabilidade. Quando entro em quadra, me desligo do mundo e só foco ali dentro, me sinto feliz e realizada”, conclui.