Paranaguá celebra 375 anos de história, cultura e bem-estar sob a administração de Marcelo Roque


Por Luiza Rampelotti Publicado 29/07/2023 às 11h12 Atualizado 18/02/2024 às 18h26

Paranaguá completa 375 anos neste sábado (29) e, além de sua rica história, celebra um aniversário especial, cheio de conquistas. Conhecida por seu patrimônio cultural e tradições, a cidade agora também é reconhecida como um celeiro de atletas de destaque.

Como parte das comemorações, o JB Litoral entrevistou o prefeito Marcelo Roque (PSD), que compartilhou suas visões e realizações durante seu mandato. Nesta entrevista, ele destaca as principais conquistas do município, os esforços para preservar seu patrimônio cultural em meio ao crescimento urbano, e as iniciativas para fortalecer a infraestrutura, turismo, educação, saúde, esportes e assistência social.

De acordo com ele, o foco de sua administração tem sido o bem-estar da população. O prefeito destaca várias conquistas da gestão atual, como o programa “Tarifa Zero”, que oferece transporte gratuito para os parnanguaras, resultando em um aumento significativo na demanda do Restaurante Popular e no consumo do comércio central.

Em relação à preservação do patrimônio cultural, Marcelo ressalta que a Prefeitura tem se dedicado à revitalização de espaços históricos, como a Estação Ferroviária e o Palácio Visconde de Nácar, além de reformar casas históricas e cuidar do entorno do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. O prefeito garante que o turismo também é uma prioridade, e a inclusão da cidade na rota dos cruzeiros representa um marco para o setor, com a expectativa de receber milhares de turistas, impulsionando a economia local.


Emprego, infraestrutura, saúde, educação e assistência social


Para atrair novos investimentos e gerar empregos, ele afirma que o Poder Municipal tem mantido o diálogo com empresas e oferecido capacitação para os parnanguaras, buscando evitar a exportação de mão de obra e facilitar a instalação de novos empreendimentos na cidade.

Ele ressalta que a melhoria da infraestrutura urbana também é uma preocupação constante, com projetos de mais de 170 km de asfaltamento, regularização fundiária e revitalização de praças, visando melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores.

Já a área da saúde recebe atenção especial, com investimentos em equipamentos e estrutura de atendimento, além de programas de assistência, como o tratamento fora do domicílio, transporte para pacientes de hemodiálise, testagem domiciliar de doenças e atendimento odontológico para crianças nas escolas. Além da vinda da Unidade Avançada do Erasto Gaertner para o município e o funcionamento da Tele pediatria, em parceria com o Hospital Pequeno Príncipe.

Na educação, Marcelo destaca que a gestão valoriza o Magistério, mantém escolas e centros de educação infantil e oferece capacitação para as equipes, visando formar cidadãos preparados para o futuro. Ele afirma que o esporte também é incentivado, com investimentos em atletas de alto rendimento e amadores, por meio do Programa Bolsa Atleta, além disso, a segurança pública é reforçada com equipamentos, viaturas e a atuação da Guarda Civil Municipal.

Sobre a assistência social, o prefeito destaca que são diversos programas para atender à população vulnerável e garantir a inclusão.

Acompanhe os destaques dessa conversa com o prefeito Marcelo Roque:


JB Litoral: Como o senhor enxerga o desenvolvimento da cidade ao longo desses 375 anos e quais são as principais conquistas que a administração atual celebra nesse aniversário?

Marcelo Roque: Nossa maior preocupação é sempre com o bem-estar da população. É notório o crescimento de Paranaguá em vários aspectos, tanto de infraestrutura como de saúde, esporte e lazer. Um dos destaques, sem dúvida, é o Tarifa Zero, que entra para a história do programa que mais beneficia os parnanguaras e tem sido vitrine para diversos municípios.

Para se ter uma ideia, tivemos mais de 200% de aumento na demanda do Restaurante Popular, um impacto que resultou, inclusive, na criação de mais um restaurante na região sul da cidade; mais de 100% em crescimento do consumo no comércio central e um aumento significativo no número de passageiros. A população pode ir trabalhar, passear, fazer suas compras, ir ao médico, visitar um amigo ou parente de forma totalmente gratuita. São mais de 8 milhões de giros de catraca; mais de 4 milhões e meio de passageiros; mais de 3 milhões de km rodados; mais de 45 mil novos cadastros.

Em paralelo a isso, o asfaltamento de mais de 170 km contribui para melhorar o vai e vem dos parnanguaras pelas vias da cidade, bem como aumentar a qualidade de vida da população.

No turismo uma importante conquista: a inclusão da cidade na rota dos cruzeiros representa um divisor de águas para o turismo parnanguara. Com as 16 rotas de embarque e desembarque de passageiros nos navios MSC Cruzeiros, a expectativa é ter 41 mil turistas visitando a cidade, os quais irão contribuir com a geração de emprego e renda e terão a oportunidade de conhecer as riquezas do litoral paranaense.

JB Litoral: Paranaguá é conhecida por sua rica história e patrimônio cultural. Quais são as ações da Prefeitura para preservar e valorizar esse legado em meio ao crescimento urbano?

Marcelo Roque: A cidade está cada vez mais inclusiva, limpa e agradável, com nossos canteiros cheios de flores e de servidores inspirados cuidando do meio ambiente. A Estação Ferroviária, cartão postal, foi totalmente revitalizada e tem sido cuidada com carinho para que o turista e o parnanguara possam lembrar dessa história. O Visconde de Nácar também receberá atenção especial. As casas históricas de responsabilidade do Município também foram reformadas nos últimos anos e a Prefeitura está sempre de portas abertas para conversar com proprietários de imóveis históricos para buscar as melhores formas de também cuidar desses espaços.

Todo o entorno do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio tem recebido atenção especial com o Mega Rocio, na Praça da Fé e a revitalização da Praça Thomas Sheehan.

JB Litoral: A infraestrutura urbana é essencial para o bem-estar da população. Quais são os planos da gestão para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores nos próximos anos?

Marcelo Roque: Vamos lembrar da regularização fundiária. Nossa administração se dedica incansavelmente para melhorar a infraestrutura da cidade. Poder devolver a dignidade e o direito à escritura da moradia para milhares de famílias parnanguaras é outro motivo de celebração nesse aniversário de 375 anos. Até o momento, 1.110 matrículas das unidades habitacionais construídas já foram entregues e, ao mesmo tempo, os bairros recebem melhor infraestrutura com praças revitalizadas, o Meu Campinho, limpeza pública eficiente, deixando o ambiente mais agradável e cuidado.

JB Litoral: Sabemos que a saúde é uma das principais preocupações da população. Quais são as iniciativas para ampliar e aprimorar o atendimento médico e a infraestrutura da rede de saúde municipal?

Marcelo Roque: Nossos olhos estão voltados ao parnanguara, sua saúde e seu bem-estar. Unimos esforços para garantir o acesso à assistência médica de qualidade. Ampliamos a estrutura de atendimento, adquirimos equipamentos modernos e valorizamos os profissionais de saúde.

A cidade foi a primeira do estado a receber o projeto de Telepediatria do Hospital Pequeno Príncipe. Os avanços em saúde também abrangem uma parte da população que se encontra mais vulnerável em função de seu quadro clínico. Com a atuação da Unidade Avançada Erasto Gaertner em Paranaguá, cerca de 65% dos pacientes que precisavam subir a serra para ter acesso a tratamentos oncológicos agora podem ser atendidos perto de casa e de seus familiares.

Ao olhar para trás e ver o que conquistamos, é impossível não ter orgulho. Paranaguá conta com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Temos ainda o atendimento com a dieta enteral. Também contamos com o transporte para pacientes de Hemodiálise.

Outro serviço importante é realizado diretamente na casa dos parnanguaras, com a testagem domiciliar de doenças pré-existentes. Podemos destacar ainda que, durante tratamentos de Tuberculose e DST/Aids, alguns pacientes precisam de cesta básica, isso porque estar bem alimentado é muito importante para a recuperação, então existem critérios estabelecidos para ter esse direito.

São muitos outros serviços, contratações e capacitações que tem ocorrido de forma célere e constante para proporcionar um atendimento de qualidade a população.

JB Litoral: Considerando a importância do esporte para o desenvolvimento da cidade e o incentivo à prática esportiva, quais são os projetos e investimentos em esporte que a Prefeitura tem planejado para beneficiar a população?

Marcelo Roque: Nos enche de orgulho vermos tantos parnanguaras se destacando no esporte. A equipe da Secretaria de Esportes está sempre atenta e cuidando para que nossas crianças e jovens tenham oportunidades nesse campo importante. Realizamos Chamamento Público para credenciamento de atletas de alto rendimento e amadores com o objetivo de firmar parceria no ano de 2023/2024, nas modalidades que fazem parte do programa, prioritariamente aos atletas praticantes do esporte de alto rendimento em modalidades olímpicas e paralímpicas, os quais representam de alguma forma o município de Paranaguá. O investimento no Programa Bolsa Atleta é fundamental para que nosso município siga em destaque no cenário esportivo.

JB Litoral: Por fim, o que o senhor considera como o maior legado que deseja deixar para os parnanguaras após a sua gestão como prefeito de Paranaguá?

Marcelo Roque: Ao encerrar nossa gestão quero ter a certeza de dever cumprido. A transformação de Paranaguá é comprovada com fatos. É o maior programa de pavimentação asfáltica, cidade iluminada, a vinda da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner, Tarifa Zero para todos, vinda dos cruzeiros, investimentos em saúde, educação e segurança, regularização fundiária, ponte para a Ilha dos Valadares, reforma e revitalização da Arena Albertina Salmon, novas unidades de saúde, uma UPA de verdade, projeto Meu Campinho levando o esporte e lazer aos bairros, a revitalização total do prédio da Secretaria Municipal de Saúde que estava totalmente abandonado, a inclusão, o vale-alimentação e o auxílio saúde aos servidores públicos municipais, entre tantos outros projetos, investimentos e ações que ocorreram e continuarão sendo realizados. Contamos com uma equipe comprometida e engajada para levar melhorias e qualidade de vida aos parnanguaras e isso é o que importa. Nosso trabalho sendo realizado em benefício da população.