Paranaguá celebra a Semana do Patrimônio Histórico e Cultural com programação diversa a partir desta terça (20)


Por Luiza Rampelotti Publicado 20/08/2024 às 14h38
Centro Histórico – IPHAN
A iniciativa, aberta ao público, oferece atividades para todos os gostos e idades, com foco na preservação e valorização da memória local. Foto: Divulgação/IPHAN

Com uma programação diversificada, Paranaguá celebra a Semana do Patrimônio Histórico e Cultural, em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, comemorado em 17 de agosto. A iniciativa, aberta ao público, oferece atividades para todos os gostos e idades, com foco na preservação e valorização da memória local.

A semana começa com um show de música tradicional: nesta terça-feira (20) às 19h, o Grupo Regional Choro Caiçara abre a programação na Casa Elfrida Lobo, com um repertório que destaca a riqueza musical da região.

Na quarta-feira (21), a programação segue com um aprofundamento técnico: às 10h, a engenheira civil Anie Vidal ministrará a palestra “Análise das Fachadas das Unidades de Interesse de Preservação (UIP’s)”, na Estação Ferroviária, abordando um tema importante para a preservação da arquitetura local. À tarde, às 14h, o público poderá participar de uma visita técnica ao Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), na Rua Quinze de Novembro, 603. Já no período da noite, às 19h, a Praça Newton Deslandes recebe a Roda de Capoeira com o Mestre Walter Rodrigues Vellozo.

A quinta-feira (22) oferece a oportunidade de conhecer de perto o acervo histórico local: às 9h, o Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CDoc.H), na Rua João Eugênio, 816, abre as portas para uma visita guiada. À tarde, às 14h, a Catedral Diocesana de Paranaguá recebe a Exposição Fotográfica Coletiva: “Memórias vivenciais. A contribuição da comunidade parnanguara na preservação da Catedral Diocesana. Projeto Marco Zero”, uma homenagem à participação da comunidade na preservação deste importante patrimônio.

A sexta (23) marca o encerramento da semana com a entrega da reforma da Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, na Ilha do Mel, às 10h, pelo IPHAN. A tarde, às 15h, a Praça Mário Roque recebe a abertura da Festa Nacional do Fandango Caiçara no palco Tutóia.

As atividades da Semana do Patrimônio Histórico e Cultural de Paranaguá representam um importante momento de reflexão sobre a importância da preservação do passado para a construção do futuro. A programação diversificada e acessível demonstra o compromisso da cidade com a valorização da sua história e cultura, convidando a todos a celebrar e vivenciar o legado parnanguara”, diz a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, ao JB Litoral.


Confira a programação completa:

Captura de tela 2024-08-20 184505

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *