Paranaguá completa equipes de Estratégia Saúde da Família com a chegada de 51 novos agentes comunitários de saúde


Por Flávia Barros Publicado 11/07/2024 às 18h10
FOTO-1-9
Agora, Paranaguá conta com todas as 37 equipes do Programa Estratégia Saúde da Família completas. Foto: Prefeitura de Paranaguá

No mês de abril o JB Litoral noticiou a chegada de 13 médicos a Paranaguá, por meio do programa Mais Médicos, que passaram a compor o programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Os profissionais se somaram aos outros 23 que chegaram ao município desde outubro do ano passado.

Mas para que todas as equipes do ESF ficassem completas, na última quarta-feira (3), o prefeito Marcelo Roque (PSD) assinou o chamamento de mais 51 agentes comunitários de saúde (ACS). “Agora, todas as equipes do Estratégia Saúde da Família estarão completas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e os ACSs. É assim que se faz uma gestão comprometida com a saúde: mais um salto no número de equipes de ESF para atender a população parnanguara”, disse Roque.

Atendimento mais personalizado e contínuo

Em conversa com a secretária municipal da Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, ela explicou que as equipes do ESF atuam mais próximas da população. “A ESF é um programa do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, criado para melhorar a atenção básica à saúde. O objetivo principal é oferecer cuidados mais próximos e acessíveis à população, especialmente em áreas mais vulneráveis”, pontuou ao JB Litoral.

As equipes da ESF são formadas por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde. Eles trabalham juntos para acompanhar as famílias em uma área específica.

As equipes realizam visitas domiciliares, promovem ações de prevenção e tratamento de doenças, e incentivam hábitos de vida saudáveis. Ao conhecer melhor a comunidade e suas necessidades, essas equipes podem oferecer um atendimento mais personalizado e contínuo, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, completou a secretária de Saúde.

O ACS

O ACS é um dos profissionais que compõem a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Eles desenvolvem ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, focando em atividades educativas nessa área, tanto em domicílios quanto em coletividades.

Com a nova contratação de 51 agentes comunitários de saúde, Paranaguá contará com as 37 equipes da ESF completas e operacionais.

FOTO-2-8
A secretária municipal da Saúde, Lígia Cordeiro, falou ao JB Litoral sobre a importância do ESF para toda a rede de saúde. Foto: Arquivo/Rafael Pinheiro/JB Litoral

Prevenção e atendimento na atenção primária

Como a abordagem da Estratégia Saúde da Família vai além do tratamento de doenças, focando no acompanhamento de cada família em seu contexto, o que inclui saúde, moradia, cultura e trabalho, a ESF visa a prevenção e o tratamento numa perspectiva mais ampla e integrada. Com isso, segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento direto nas comunidades não apenas otimiza o serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas também promete aliviar a demanda na Unidade de Pronto Atendimento, a UPA 24 horas.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *