Paranaguá conquista 22 medalhas nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná


Por Redação Publicado 16/11/2022 às 16h15 Atualizado 17/02/2024 às 21h40

Aconteceu em Londrina, entre os dias 11 e 15 de novembro, a 10ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs 2022).

Paranaguá foi representada nas modalidades de atletismo e bocha paralímpica, pelos paratletas da Associação Paralímpica de Paranaguá (APP/SESPOR) e vôlei sentado, da Associação de Vôlei Paralímpico do Litoral (AVPL/SESPOR).

No total, a delegação parnanguara conquistou 22 medalhas, sendo 14 de ouro; 4 de prata e 4 de bronze, mantendo a cidade em destaque no cenário esportivo da modalidade, garantindo o 5º lugar geral no atletismo paralímpico entre 18 municípios.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, a campanha dos paratletas parnanguaras foi um sucesso. “Nossos paratletas deram um show. Foram dias incríveis de competição que nos fizeram vibrar, torcer muito e o resultado de todo esforço foram as conquistas alcançadas. Parabéns a todos os paratletas do atletismo e do vôlei paralímpico que nos representaram com muito amor e dedicação. Além disso, também agradeço ao prefeito Marcelo Roque, que sempre investe de forma intensa no esporte do município, proporcionando grandes conquistas para nossa cidade”, disse o secretário.

Silmara França, professora e técnica do atletismo paralímpico e bocha, destacou o desempenho dos paratletas na competição.

“Tenho muito orgulho dos nossos paratletas pela dedicação e empenho. Por tudo isso, é que é possível trazer bons resultados, fruto de muito trabalho da equipe. Representar Paranaguá é algo que enche o coração de orgulho, então, não há palavra que defina. Tivemos ótimas participações e o que vale muito mais que medalhas é o sorriso de satisfação de poder pertencer: isso é algo que mais buscamos para a pessoa com deficiência; o sentimento de pertencimento, de estar em sociedade como igual. Vamos continuar nosso trabalho para render mais frutos. Gratidão é a nossa palavra”, destacou.

O professor e técnico da equipe de vôlei sentado, Luciano de Carvalho, avaliou a participação da equipe e agradeceu o apoio.

“O PARAJAPs é um evento de muita importância no desenvolvimento do paradesporto no Paraná, e é sempre muito esperado. Por isso nos preparamos sempre para fazer a melhor campanha, onde todos os nossos paratletas, além de pódio, busquem realizações de sonhos e felicidades. Nesse ano, subimos ao pódio com o bronze, resultado de um conjunto de trabalho e dedicação de todos, pois ainda que seja uma equipe renovada com atletas novos, já estão focados em cada objetivo. Agradecemos sempre todo apoio que é destinado ao nosso trabalho com a Prefeitura de Paranaguá, Secretaria de Esportes, prefeito Marcelo Roque e secretário Helton, e toda sua equipe, que incansavelmente nos atende e nos apoia”, finalizou Luciano.

A 10ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs) é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte. A competição conta com o apoio da Prefeitura do município-sede.

Confira o quadro de medalhas:

Na modalidade Vôlei Sentado (AVPL/SESPOR):

  • Equipe masculina: 1 bronze.

No Atletismo Paralímpico (APP/SESPOR):

  • Pamela Aires: 2 ouros em 1500 metros e 400 metros.
  • Vinicius Cabral: 3 ouros em 100 metros rasos petra, 200 metros rasos petra e lançamento de club.
  • Valdirene Ávila: 3 ouros em lançamento de dardo, lançamento de disco e lançamento de peso.
  • Lucas Michel: 1 ouro em 1500 metros.
  • Jean Carlos: 2 ouros em 1500 metros e 400 metros rasos.
  • Ubiraci Nenemann: 3 pratas em lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso.
  • André Mathias: 3 ouros em arremesso de peso e conquista de índice adulto para as etapas nacionais do Circuito Caixa de Atletismo, lançamento de disco e lançamento de dardo.
  • Patrícia Berlim: 2 bronzes em arremesso de peso e lançamento de dardo.
  • André Assunção: 1 bronze em lançamento de disco.
  • Matheus Leite: 1 prata em bocha.

*Com informações da Secretaria Municipal de Esportes