Paranaguá fortalece políticas públicas voltadas às mulheres em evento histórico
A noite de quarta-feira (28) foi marcada por um evento histórico no Teatro Rachel Costa, em Paranaguá. A Secretaria Municipal da Mulher realizou o primeiro encontro intitulado “Elas por Elas, Eles por Elas, Todos por Elas”, com o objetivo de lançar e fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres. Autoridades e representantes estiveram presentes, destacando a importância desse avanço para a comunidade parnanguara.
O vice-prefeito José Carlos Borba (PSD), representando o prefeito Marcelo Roque (PSD), ressaltou a relevância da iniciativa de ter uma secretaria voltada para as mulheres. “Ver este teatro lotado nesta noite mostra o quão importante é a iniciativa de termos uma secretaria voltada para as mulheres. Com isso, o município trabalha para desenvolver ações que valorizem e oportunizem a todas as parnanguaras“, declarou.
Durante o evento, a secretária municipal da Mulher, Vandecy Dutra, aproveitou a oportunidade para apresentar as novidades que estão sendo implementadas. “Estamos lançando vários programas voltados às mulheres parnanguaras, como o Carteira Lilás, a assinatura do Plano Municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres e do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher, entre outros“, afirmou a secretária.
O programa Carteira Lilás oferecerá vagas de emprego, principalmente na área portuária, para mulheres. No evento, foi lançado o banco de dados disponível para que elas se cadastrem, deixando o currículo à disposição das empresas interessadas e que aderiram ao programa.
“Essa ação se trata de mais um instrumento de apoio para emprego e renda justamente num lugar que é extremamente masculino ainda, mas que as mulheres têm espaço para aprender, crescer, participar e ter sua renda”, destacou Vandecy.
Além disso, também foi anunciado que a secretaria recebeu uma van que será utilizada para atendimentos itinerantes. Com a van, os serviços de orientação jurídica, administrativa, informações sobre as ações realizadas e entre outros serão levadas para as mulheres socialmente vulneráveis.
Paranaguá é uma das 17 cidades do estado a contar com Secretaria da Mulher
A presença da secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, acrescentou ainda mais importância ao evento. Toda a diretoria da secretaria estadual esteve em Paranaguá, desde o início do dia, realizando visita técnica para conhecer os programas e equipamentos voltados às parnanguaras.
“Em especial, fizemos uma visita ao grupo de mulheres caiçaras que hoje trabalham com o siri, na ilha de São Miguel, e observamos o modo tradicional que elas vivem, a cultura característica que precisamos preservar, valorizar e incentivar, justamente para que essas mulheres continuem tendo protagonismo. Nosso objetivo foi entender onde o Estado pode contribuir”, comentou.
Leandre ainda destacou a importância do movimento que se iniciou em 2023 com a criação da secretaria de Estado da Mulher pelo governador Ratinho Junior (PSD). “O que está acontecendo no Litoral segue a mesma indicação do governador. O prefeito criou uma secretaria específica, o que é um grande avanço para as políticas públicas, e gostaria de reconhecer e parabenizá-lo publicamente por isso“, enfatizou.
A iniciativa de Paranaguá em fortalecer as políticas públicas voltadas às mulheres é reconhecida como um exemplo para outros municípios. Atualmente, apenas 17 cidades no Paraná possuem secretarias próprias para tratar das questões femininas.
União das mulheres
Vandecy ressaltou a importância da união das mulheres para impulsionar as políticas públicas. “Quando elas se unem, as políticas públicas acontecem. A união de lideranças femininas do nosso Litoral faz com que se fomente políticas públicas para a região inteira. Temos que pensar coletivamente”, disse ela.
A secretária municipal de Gabinete Institucional, Christiane Yared, também esteve presente no evento e reforçou a importância de se disseminar o conhecimento sobre o trabalho da Secretaria da Mulher. “Nossa luta é levar para a sociedade o conhecimento para que o esclarecimento possa ser uma ferramenta para as mulheres. É importante deixar claro para o agressor, para o assediador, que não estamos sozinhas, mas unidas, e vamos lutar umas pelas outras”, afirmou.
A Secretaria Municipal da Mulher está instalada próximo à praça Fernando Amaro e em breve contará com um ponto de atendimento no terminal urbano de ônibus.