Paranaguá ganha primeiro laboratório de mecatrônica do Paraná


Por Assessoria de Imprensa Publicado 27/06/2023 às 17h19 Atualizado 18/02/2024 às 15h16

A Cattalini Terminais Marítimos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inauguraram um laboratório de mecatrônica de última geração em Paranaguá, o primeiro do Paraná. Essa iniciativa marca o lançamento do Curso de Mecatrônica em colaboração com o Senai.

Fábio Martins Jorge, controller da Cattalini, afirmou que a abertura do curso técnico de mecatrônica é o resultado de um projeto elaborado há vários anos, visando oferecer à comunidade uma formação técnica sólida.

“Essa parceria começou com a criação do Prêmio Cattalini, que oferece bolsas de estudo integrais aos melhores alunos do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto. Até agora, cerca de 30 alunos já foram beneficiados pelo prêmio. O lançamento do curso técnico de mecatrônica dá continuidade ao nosso projeto de promover a qualificação em nossa comunidade e fornecer oportunidades para ingressar no mercado de trabalho”, declarou Jorge.

O vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba, incentivou os estudantes a aproveitarem ao máximo essa oportunidade. “A Cattalini é um exemplo para outras empresas e um orgulho para nossa cidade. Gostaríamos que outros seguissem o mesmo caminho e abraçassem voluntariamente causas importantes para a população”, comentou.

Qualificação é fundamental

As novas instalações servirão para apoiar as atividades práticas do Curso Técnico em Mecatrônica e também serão utilizadas pelos alunos dos cursos técnicos em Eletromecânica e Eletrotécnica.

“A Cattalini é uma grande parceira do Sistema Fiep na área da educação, e a criação da Sala Cattalini tornou possível o Curso Técnico em Mecatrônica na unidade de Paranaguá, proporcionando aos alunos acesso às tecnologias existentes na indústria atualmente. O laboratório beneficia não apenas os alunos de Mecatrônica, mas também os alunos dos cursos de Eletrotécnica e Eletromecânica, complementando o aprendizado teórico e contribuindo para o desenvolvimento profissional dos estudantes”, ressaltou Fernanda Chianca, coordenadora de Educação do Senai.

O laboratório está equipado com máquinas e dispositivos importantes para as aulas, tais como: equipamentos de instrumentação industrial (sensores e transmissores), central de alarme de incêndio, detector de fumaça, sinalizador audiovisual, nobreaks, transmissores de pressão, controlador lógico programável, sistema de energia fotovoltaica, painel de geração de energia solar, entre outros.

Atendendo às demandas do mercado de trabalho

Segundo Samanta Daitschman Ozogovski, gerente de TI da Cattalini, a proposta de criar o curso em parceria com o Senai surgiu da necessidade existente no mercado de trabalho.

O curso traz grandes benefícios para as empresas de Paranaguá, fornecendo mão de obra qualificada para atuar em automação e manutenção, proporcionando otimização, segurança e integração de sistemas industriais. O laboratório é fundamental para que os alunos possam assimilar os conteúdos teóricos e se prepararem melhor para trabalhar com segurança nas empresas”, avaliou a gerente de TI.

O Curso Técnico em Mecatrônica, recentemente criado, será formado por alunos do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, bem como por filhos dos colaboradores da Cattalini e moradores da comunidade.

“Estamos muito felizes em poder contar novamente com o apoio e a parceria da Cattalini, uma empresa que cumpre seu papel social na cidade de Paranaguá, apoiando projetos sérios que beneficiam diretamente os alunos de nossa escola e de outras escolas apoiadas pela empresa”, enfatizou Everton Vieira Borges, diretor do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto.