Paranaguá ganhará novo CMEI no Jardim Guaraituba; espaço atenderá cerca de 150 crianças


Por Luiza Rampelotti Publicado 30/01/2023 às 15h42 Atualizado 18/02/2024 às 03h48

Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (Podemos), assinou a Ordem de Serviço para início da construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Jardim Guaraituba. O prédio, que custará R$ 2.1 milhões, terá seis salas de aula, duas salas de administração, banheiros, espaço para recreação e atenderá as comunidades do Jardim Guaraituba, Santos Dumont, Asa Branca, Jardim América e Vila São Vicente.

Não é um terreno muito grande, mas é o terceiro CMEI que estamos fazendo. Tiramos do papel o Denise Alboitt, que é o maior de Paranaguá, localizado no bairro Jardim Iguaçu. No ano passado inauguramos o Ângela, que fica na Labra, e terá o início das aulas agora em fevereiro. E este novo, no Jardim Guaraituba, que terá início do ano letivo em 2024, trazendo mais vagas para essa região”, diz o prefeito.

A creche será construída na rua Xingú, 605, em um prédio público municipal desativado. Na década de 1990 o local era conhecido como “vaca mecânica”, uma vez que lá era feita a produção de leite de soja distribuído para a rede municipal de Ensino e Fundação de Esporte.

Duas mil crianças aguardando por vaga

Durante a cerimônia de assinatura, a secretária municipal de Educação, Tenile Xavier, falou ao JB Litoral sobre a importância da construção. Segundo ela, atualmente, o Município possui em torno de duas mil crianças, de zero a três anos, aguardando por uma vaga em um CMEI.

Considerando o número de seis salas de aula e mais uma sala multi uso, o CMEI do Jardim Guaraituba atenderá, em média, 150 crianças. Essa quantidade pode ser alterada de acordo com a demanda da região, já que, conforme a idade da criança, o quantitativo pode aumentar ou diminuir”, explica Tenile.

Prefeito Marcelo Roque e secretária de Educação, Tenile Xavier, durante assinatura da Ordem de Serviço. Foto: JB Litoral/Kaíke Mello

Atualmente, a região conta com a Escola Municipal Nascimento Júnior, que atende do Pré II ao 5º ano, localizado no Jardim Guaraituba e; com o CMEI Aurora Xavier Santos, que fica no mesmo bairro e já passou por ampliação, mas continua com fila de espera. “Estamos felizes em entregar essa Ordem de Serviço para construção de um novo CMEI que atenderá a comunidade com toda qualidade e acessibilidade que a população merece”, finaliza a secretária de Educação.

A empresa vencedora da licitação para a obra é a parnanguara Ouro Verde, que tem o prazo estimado de 12 meses para a conclusão. De acordo com o prefeito Marcelo Roque, sua administração ainda tem a intenção de construir mais dois CMEI’s: um no Jardim Samambaia e outro no Centro, no local onde ficava a antiga quadra da Smash.

*Com entrevistas de Kaike Mello