Paranaguá implementa “Selo Empresa Amiga da Mulher” para combater violência de gênero em estabelecimentos comerciais
A luta contra a violência de gênero terá um grande aliado em Paranaguá: o “Selo Empresa Amiga da Mulher”. A iniciativa da Prefeitura, através da Lei 4.080/21, visa garantir um ambiente seguro para mulheres em diversos ambientes, incluindo restaurantes, bares, cafés, quiosques, centros gastronômicos, casas noturnas, eventos e shows.
A legislação, sancionada em 2021 e agora em fase de implementação, exige que os estabelecimentos adotem medidas de comunicação, auxílio e proteção às mulheres em situações de risco de violência doméstica, assédio moral e sexual. Para obter o selo, os empresários passam por uma capacitação oferecida pela Secretaria Municipal da Mulher, que abrange técnicas de abordagem civilizada, conduta adequada e conhecimento da legislação pertinente.
Neste ano, 11 empreendimentos já deram início ao processo para obtenção do “Selo Empresa Amiga da Mulher”. “Nosso objetivo é que esses estabelecimentos se tornem verdadeiros aliados na luta contra a violência de gênero, assumindo um papel proativo na promoção do respeito e da segurança para todas as mulheres. Desta forma, estamos dando passos concretos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária“, destaca a secretária da Mulher, Luciana Picanço.
Lei nº 4.080: um marco na proteção da mulher
Desde novembro de 2021, a Lei nº 4.080 exige que os proprietários ou administradores dos estabelecimentos citados comuniquem à Delegacia de Polícia Civil e aos órgãos de segurança pública especializada sobre ocorrências de assédio e violência contra mulheres dentro desses locais. Além disso, a legislação determina que os espaços ofereçam orientação adequada aos seus funcionários e equipes de segurança, visando um atendimento apropriado às mulheres em situação de risco, garantindo acolhimento, auxílio e proteção eficazes.
O primeiro encontro para capacitação das empresas aconteceu na segunda-feira (20) e reuniu os seguintes empreendimentos: Casa Santo Antônio, Mares, Di Maria, Toca do Barril, Combraz, Mentruz, Big Crab, Liv Training Point, Toca da Liv, Academia Bio Aventura e Centro de Treinamento Focus. Estes estabelecimentos foram treinados para identificar e agir de maneira eficaz em casos de violência contra a mulher, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.
Em breve, a Secretaria da Mulher realizará uma segunda etapa do treinamento para que os estabelecimentos credenciados sejam contemplados com o “Selo Empresa Amiga da Mulher”.
Participação das empresas
Ao JB Litoral, a empresária Janaína O’Donnel, sócia e gestora da academia Liv Training Point, destacou a importância da capacitação para as empresas. “É essencial ter um selo que demonstre a preocupação com a segurança da mulher em ambientes como bares, restaurantes e academias. Em lugares como esses, as mulheres se sentirão mais seguras. Na Liv, por exemplo, já tivemos pequenos casos de assédio que consegui resolver prontamente. Acredito que nunca houve nada mais grave porque, sendo uma mulher à frente da academia, isso coíbe um pouco esse tipo de ação, pois sabem que eu resolverei na hora”, explicou.
Contudo, Janaína reconhece que em outras academias ainda pode existir esse tipo de constrangimento. “Às vezes, pelo fato de ser um ambiente, entre aspas, mais livre no sentido das roupas que as pessoas usam, por estarem mais animadas e felizes, pode-se ter a impressão de que é um ambiente livre para qualquer tipo de conversa, e não é bem assim”, comentou.
Para ela, a iniciativa do “Selo Empresa Amiga da Mulher” é fundamental para que as alunas se sintam seguras, sabendo que, se algo acontecer dentro da academia, suas palavras terão importância e ninguém irá questionar. “O que acontecer ali dentro será resolvido, e existe uma política em todas as áreas da nossa empresa voltada a proteger as mulheres. Queremos deixar claro que as pessoas estão ali para treinar, cuidar da sua saúde, e que relacionamentos podem acontecer, mas isso será se for da vontade de ambas as partes. Nenhum tipo de assédio será tolerado jamais”, afirmou.
Outra empresa que também está buscando ser reconhecida como “amiga da mulher” é a Mares Food & Bar. “A capacitação é muito válida, pois em certos momentos nós não sabemos como agir, e serviu para um aprendizado sobre isso. Saber o que tem que ser feito, para quem ligar, como se comportar, visando sempre o bem estar e segurança da mulher nos estabelecimentos“, disse Rene Ainati, proprietário do estabelecimento, ao JB Litoral.
Ele destaca que o selo será um passo importante para que as mulheres frequentem locais os quais elas sabem que estarão mais seguras. “Uma vez que, por meio da identificação, ela saberá que a própria equipe do estabelecimento está preparada para agir em situações de abuso, desconforto, saúde e segurança da mulher“, finalizou o empresário.
Participe
Empresas interessadas em participar das próximas capacitações podem realizar a inscrição pelo link de inscrição. Além disso, aquelas que quiserem se cadastrar para ser uma Empresa Amiga da Mulher, pode clicar aqui.