Paranaguá inaugura Ponto de Atendimento à Mulher e impulsiona projetos em prol da igualdade de direitos


Por Redação Publicado 30/07/2023 às 20h41 Atualizado 18/02/2024 às 18h40

Na última sexta-feira (28), Paranaguá inaugurou o Ponto de Atendimento à Mulher (PAM), no Terminal Rodoviário Urbano. A nova sala oferecerá atendimento jurídico e encaminhamentos para serviços da Prefeitura, além de servir como ponto de entrega de currículo profissional e cadastro para a Carteira Lilás.

A inauguração fez parte das comemorações do aniversário de 375 anos de Paranaguá. O prefeito Marcelo Roque (PSD) lembrou que o município tem trabalhado para ser referência no combate à violência contra a mulher e na luta pelos seus direitos.

Temos 14 secretarias comandadas por mulheres e os cargos do segundo e terceiro escalão são ocupados por mulheres, um percentual de 70%. Estamos caminhando para um novo patamar de igualdade e de direitos para as parnanguaras“, disse o prefeito.

A secretária Municipal da Mulher, Vandecy Dutra, destacou que o Ponto de Atendimento vai ser um lugar de apoio para as mulheres que precisam de orientação e ajuda. “O PAM é um espaço que vai atendê-las com dignidade e respeito. Vamos oferecer a elas todo o apoio necessário para que possam enfrentar a violência e reconstruir suas vidas“, disse Vandecy.

Ela também destacou as vantagens do local escolhido, que pode ser facilmente acessado pela população graças ao programa Tarifa Zero, e falou sobre a implantação do projeto “Banco de Dados – Carteira Lilás”, uma iniciativa que tem como objetivo viabilizar que mulheres vítimas de violência possam ter seus currículos encaminhados aos órgãos competentes e às vagas das empresas parceiras da Prefeitura.

Além disso, na cerimônia de inauguração foi feita a entrega de um documento que confirma a emenda de R$ 600 mil para a compra de um veículo que deve atender às demandas da Secretaria da Mulher de Paranaguá, e para a construção da Casa das Marisqueiras, na comunidade de São Miguel.

Atendimento itinerante


Além do PAM, os festejos também contaram com a entrega de uma Van para a Secretaria da Mulher. O veículo será usado para implementar a facilitar o atendimento às vítimas de violência doméstica de modo descentralizado e itinerário em Paranaguá, oferecendo diferentes serviços, desde a saúde da mulher até o atendimento jurídico especial.

A van foi doada pelas empresas Rocha Terminais Portuários e Logística, Armazéns Gerais Transportes e logística (AGTL), Centro Sul, AOCEP, Associação dos Operadores Portuários do Porto de Paranaguá (AOCEP), Cargill, Coamo, Cotriguaçu, Interalli, Louis Dreyfus Company (LDC) e Cimbessul Terminal Portuário e irá atender a população que mora em regiões distantes do centro, que não acessam os serviços da secretaria por conta disso. É o que explica a superintendente da Mulher, Luciana Picanço.

Essa van vai gerar benefícios para as mulheres, pois ela vai em lugares que ainda não conseguimos chegar. Hoje, o país sofre com uma epidemia de violência contra a mulher, e em Paranaguá não é diferente. Então, necessitamos dessas políticas públicas na luta por direitos e para levar informação às parnanguaras”, conclui Luciana.