Paranaguá inicia formação de nova turma da Guarda Municipal


Por Por Maria Heiffer com informações Prefeitura de Paranaguá Publicado 05/02/2026 às 11h38

A Prefeitura de Paranaguá realizou a aula inaugural da 13ª Turma de Formação da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento aconteceu no auditório do Instituto Superior do Litoral do Paraná (Isulpar) e marcou o início da capacitação de 54 novos alunos.

FORMAÇAO GUARDA MUNICIPAL DE PARANAGUA – Foto Wilson Leandro Prefeitura de Paranaguá – 05.02 (1)
Ao final do curso, os novos guardas devem reforçar o efetivo da GCM e ampliar a presença da corporação nos bairros da cidade. Foto: Wilson Leandro/Prefeitura de Paranaguá

A formação terá duração aproximada de seis meses e inclui aulas teóricas e práticas, treinamento operacional, disciplina e preparação para o trabalho diário nas ruas. Ao final do curso, os novos guardas devem reforçar o efetivo da GCM e ampliar a presença da corporação nos bairros da cidade.

Durante a solenidade, o prefeito Adriano Ramos destacou a importância do investimento na qualificação da Guarda Civil Municipal como estratégia para fortalecer a segurança pública em Paranaguá. Segundo ele, o processo de formação vai além do aspecto técnico, contribuindo para a preparação de profissionais comprometidos com a sociedade.

FORMAÇAO GUARDA MUNICIPAL DE PARANAGUA – Foto Wilson Leandro Prefeitura de Paranaguá – 05.02 (3)
“A dedicação e o entusiasmo que vocês demonstram fazem a diferença. É isso que queremos, que essa motivação se transforme em capacidade técnica”, afirmou o prefeito. Foto: Wilson Leandro/Prefeitura de Paranaguá

“Estou muito animado, porque tenho certeza de que, assim como as demais, a 13ª turma realizará um belo trabalho. A dedicação e o entusiasmo que vocês demonstram fazem a diferença. Continuem assim: motivados e comprometidos. É isso que queremos, que essa motivação se transforme em capacidade técnica, conhecimento e preparo para prestar o melhor serviço possível ao cidadão de Paranaguá”, afirmou o prefeito.

A vice-prefeita Fabiana Parro também ressaltou o papel da capacitação e deu as boas-vindas aos novos integrantes, destacando que a atuação na Guarda Civil Municipal representa uma missão de proteção à população.

“Aproveitem cada etapa do curso. Sei que é um conteúdo extenso e desafiador, mas que vale muito a pena. Fazer parte da Guarda vai muito além de uma profissão; é uma missão” afirmou.

O secretário municipal de Segurança, Francisco Nóbrega, afirmou que a aula inaugural simboliza o início da formação de profissionais que irão atuar diretamente no atendimento à comunidade, com foco em responsabilidade e qualidade no serviço prestado.

FORMAÇAO GUARDA MUNICIPAL DE PARANAGUA – Foto Wilson Leandro Prefeitura de Paranaguá – 05.02 (2)
Foto: Wilson Leandro/Prefeitura de Paranaguá

“Esse momento mostra união e comprometimento. Quando reunimos esses alunos, futuros guardas municipais, deixamos claro que a administração está ao lado deles. É o pontapé inicial da formação de profissionais que vão prestar um excelente serviço à comunidade”, enfatizou o secretário.

Com a nova turma, a Guarda Civil Municipal de Paranaguá amplia seu efetivo e se prepara para atuar de forma mais presente e organizada, reforçando o compromisso do município com a segurança da população. O evento foi realizado na tarde de quarta-feira (4), e contou ainda com a presença de vereadores, autoridades da Polícia Militar e secretários municipais.


Sobre

Repórter formada em Letras Português pela Unespar desde 2019, atualmente estudante de Jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Possui experiência como redatora em editora, rádio e jornal. Acredita no jornalismo como ferramenta essencial para informar, dar voz à sociedade e fortalecer a democracia.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *