Paranaguá investe no futuro da juventude com a Rede Jovem: Cidadania e Protagonismo Juvenil


Por Luiza Rampelotti Publicado 07/08/2023 às 15h45 Atualizado 18/02/2024 às 19h28

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), deu início à primeira turma do curso “Cidadania e Protagonismo Juvenil – Rede Jovem”, uma iniciativa dentro do programa “Paranaguá Protegida e Inclusiva”. A ação visa aprimorar as perspectivas de jovens residentes no município, incentivando o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia, em parceria com diversas entidades e instituições.

A Rede Jovem surge como um projeto interdisciplinar, onde diferentes secretarias municipais colaboram em conjunto com o Conselho Municipal da Juventude para criar estratégias e ações voltadas para o desenvolvimento dos jovens da região. Ana Paula Falanga, secretária municipal de Assistência Social, destaca a colaboração intersetorial.

Nos reunimos junto com SEBRAE, INAT, GERAR e CIEE, no Isulpar, para fazermos a formação de mais de 90 jovens que se inscreveram para falar de empreendedorismo, inovação, tecnologia. O intuito é trazer possibilidades junto às instituições de ensino, junto ao SEBRAE, para estimular o empreendedorismo e trazer inovação na perspectiva da Prefeitura, junto com eles e instituições parceiras, para criarmos alternativas de inclusão, de possibilidades”, explica.

Formação e ação

O curso terá duração de dois meses, com encontros semanais realizados no Instituto Superior do Litoral (Isulpar). Durante esse período, os participantes terão acesso a conteúdos relacionados à inovação e empreendedorismo, abrangendo áreas como tecnologia e desenvolvimento social. A formação é projetada para a capacitação de habilidades relevantes para enfrentar os desafios contemporâneos e explorar oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Ana Paula Falanga detalha o conteúdo do curso. “São dois meses de formação, sempre tratando de inovação, empreendedorismo. Após, vamos ter o Ideathon, que é um brainstorm de ideias, onde vamos desenvolver inovações. No final teremos uma premiação para 12 jovens que desenvolverem as melhores ideias para a cidade, dentro da perspectiva de desenvolvimento social, inclusão, inovação”, diz.

“Isso demonstra o compromisso da Prefeitura de Paranaguá com o crescimento, a inclusão e a participação ativa dos jovens na construção de um futuro promissor“, diz a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Como um desdobramento do curso, será realizada uma ação em comemoração à Semana Municipal da Juventude (em agosto), no Aeroparque, em setembro, para celebrar e destacar as realizações e contribuições dos participantes. “O evento será um marco de celebração, demonstrando o compromisso da Prefeitura de Paranaguá com o crescimento, a inclusão e a participação ativa dos jovens na construção de um futuro promissor”, comenta Ana Paula Falanga.