Paranaguá promove 1º Festival de Ginástica Rítmica; ginastas entre 4 e 11 anos participaram


Por Denise Becker Publicado 15/08/2022 às 17h05 Atualizado 17/02/2024 às 15h12

Mistura de arte, criatividade e dança teatral, em sincronia com a música, embalaram as ginastas no 1º Festival de Ginástica Rítmica de Paranaguá, evento realizado na Escola Edinéia Garcia, no bairro Jardim Samambaia, na última sexta-feira (12). A modalidade reuniu aproximadamente 50 ginastas, com idade de 4 e 11 anos, que praticam a atividade na escola bem como na Arena Albertina Salmon.

Segundo Arielle Cristine Moura, instrutora da equipe, os treinamentos vêm revelando grandes talentos e o ensino dessa modalidade é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação, destacando a força da modalidade no Município.

“É um sonho se tornando realidade. Estou muito feliz em ver nossas pequenas dando um verdadeiro show e colocando tudo que aprenderam nas aulas, em prática. Agradeço ao prefeito Marcelo Roque, ao secretário Helton, à secretária Tenile e toda equipe da Escola Edinéia por todo apoio e confiança”, destacou a instrutora.

As apresentações foram marcadas pela emoção de pais e familiares que estiveram presentes prestigiando as meninas e, segundo a secretária de Educação, Tenile Xavier, o apoio da família é essencial em momentos como esse.

Vi mães, pais, avós, tios, tias, irmãos e centenas de familiares prestigiando as nossas pequenas ginastas e isso me enche de alegria, porque sei a importância da família nesta caminhada. Quando a família caminha junto, chegamos sempre mais longe, portanto, deixo aqui a minha gratidão em poder fazer parte de um momento tão bonito como este”, disse Tenile.

Para o secretário de Esportes, Helton Ambrósio, o evento foi um sucesso e futuramente novas edições prometem ainda mais emoção. “Essa foi a primeira edição de muitas que estão por vir. Toda a equipe da Escola Edinéia fez um trabalho espetacular e não posso deixar de parabenizar a todos pelo trabalho que vem sendo desenvolvido com as nossas crianças, o dia de hoje vai ficar para a história da ginástica rítmica em nosso Município”, finalizou o secretário.

Como se inscrever

A Secretaria de Esportes oferece aulas gratuitas de diversas modalidades esportivas, em vários bairros da cidade. Dentre os gêneros disponíveis, estão a ginástica rítmica, futsal, futebol, vôlei de quadra, vôlei de praia, basquete, mini handebol, handebol de quadra, handebol de praia, canoagem, beach tennis, ginástica funcional, dança, ginástica para terceira idade, judô, karatê, jiu-jitsu, muay thai, capoeira, boxe, taekwondo, paratletismo, vôlei sentado (vôlei paralímpico), ginástica orientada (nas academias ao ar livre) e tênis de mesa.

Para se inscrever, basta entrar em contato com a equipe da SESPOR através do ‘Alô SESPOR’ (WhatsApp): (41) 98465-6770 para conferir a programação dos treinos e mais informações, ou se dirigir até a Arena Albertina Salmon para garantir uma ficha de inscrição.

Curiosidades sobre a ginástica rítmica

A ginástica rítmica requer disciplina e dedicação, o trabalho é árduo e envolve preparação física, criatividade, além de muito afeto. Isso porque mistura os movimentos corporais à linguagem artística, aflorando emoções e expressões inspiradas no teatro, na dança e música.

Quanto mais cedo a criança começar a praticar, melhores serão os resultados. Isso porque os movimentos corporais são ensinados por meio de técnicas que caracterizam a modalidade: desenvoltura no solo, equilíbrio corporal e flexibilidade. Os principais acessórios que são utilizados nesta modalidade conhecida como “mãos livres”, ou seja, sem a necessidade de aparelhos são: arco, corda, bola, fita e maças.