Paranaguá realiza primeira Feira Inclusiva, valorizando instituições que atendem PCDs


Por Luiza Rampelotti Publicado 27/06/2023 às 14h28 Atualizado 18/02/2024 às 15h14

Paranaguá se prepara para sediar a 1ª Feira Inclusiva, um evento que busca promover a inclusão e dar visibilidade às instituições que atendem Pessoas com Deficiência (PCDs) na região. A feira acontecerá nesta quarta-feira (28), das 9h às 17h, na Praça Fernando Amaro, e contará com uma programação repleta de atrações, comidinhas típicas, artesanatos, música ao vivo, alegria e solidariedade.

Uma das atrações especiais do evento será a apresentação de dança dos alunos da Escola Municipal Eva Cavani, que oferece a modalidade de Educação Especial. As apresentações ocorrerão em dois horários: às 10h e às 15h, proporcionando momentos de emoção e celebração da inclusão.

Às 15h30, será a vez do cantor Aroldo Amer subir ao palco, trazendo sua música e animação para o público presente. Com uma variedade de estilos musicais, o artista promete contagiar a todos com sua performance envolvente.

Diversas instituições estarão participando da feira, incluindo a Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcés (Cedap), Escola Eva Cavani, Projeto A Arte de Incluir para Conhecer, Associação Paraolímpica de Paranaguá (APP), União de Famílias pelo Autismo de Paranaguá (UFA) e os sete Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. Cada instituição terá sua própria barraca, onde venderão artesanatos e comidas típicas de festa junina. O valor arrecadado com as vendas será utilizado pelas instituições para promover melhorias em suas unidades e/ou dar continuidade aos seus projetos.

Camila Leite, secretária municipal de Inclusão, destaca a importância da feira como uma forma de dar visibilidade e reconhecimento às instituições que promovem a inclusão em Paranaguá. “Ao viabilizar eventos inclusivos, é possível demonstrar empatia e preocupação com o próximo, permitindo que todos tenham igualdade de oportunidades para participar. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso do evento, fortalecendo a valorização da inclusão e o apoio às instituições que fazem a diferença na vida das pessoas com deficiência”, convida.

A secretária ressalta também o apoio de outras secretarias municipais na organização do evento.