Paranaguá reforça proteção às crianças e adolescentes com campanha de conscientização


Por Redação JB Litoral Publicado 14/05/2021 às 10h08 Atualizado 16/02/2024 às 02h10

Por Marinna Protasiewytch com informações de Prefeitura de Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá está engajada na disseminação de informações da campanha Maio Laranja, que reforça o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com a promoção de ações, palestras e eventos de conscientização, servidores públicos municipais vão junto com a população mostrar cuidados e práticas para manter os jovens seguros.

O abuso sexual de crianças e adolescentes vem sendo potencializado no período de isolamento social por conta pandemia de Coronavírus (Covid-19). A difícil identificação destas agressões e violação de direitos torna os casos mais recorrentes, porém velados, sem o registro correto perante os órgãos de proteção, já que o problema ocorre dentro das casas.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente

Lembrado no dia 18 de maio, ele foi oficializado pela Lei Federal 9.970, de maio de 2000. As diversas ações em torno desta campanha, também conhecida como “Maio Laranja”, buscam preservar a memória de Araceli, assassinada aos oito anos de idade, afirmando o compromisso e a responsabilidade da sociedade brasileira na promoção e garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Em Paranaguá, desde 2010, durante ações de promoção da campanha com o slogan “Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes” uma flor laranja, que faz referência aos desenhos da primeira infância, passou a ser símbolo da campanha. O desenho busca promover maior proximidade e identificação com a causa.

Programação

Foto: Divulgação Prefeitura de Paranaguá

Uma live sobre o tema acontece no dia 18, às 19h pelo YouTube. Participarão da conversa a professora Luci Gonçalves Alves, a Psicóloga Josiane Cristina Moura Pereira, a Delegada Maria Nysa Moreira Nanni encerrando com a presidente da Comissão de enfrentamento à Violência de crianças e adolescentes Janaina de Farias Arantes Silva.

O Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção às Violências Promoção da Saúde e da Cultura da Paz reúne todas as ações para conscientizar a população, reforçar o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Educação que promoverá atividades audiovisuais temáticas voltadas para crianças e familiares.

As ações são fruto da parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, Núcleo Temático da Criança e do Adolescente, Núcleo de Prevenção à Violência e da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes.