Paranaguá Saneamento promove exposição de miniestação de tratamento de água no Estação Mall


Por Redação Publicado 25/03/2023 às 15h02 Atualizado 18/02/2024 às 07h43

Na sexta-feira (24), a concessionária Paranaguá Saneamento realizou a apresentação de uma miniestação de tratamento de água (ETA) no Shopping Estação Mall, em Paranaguá. A exposição fez parte do circuito de ações realizadas pela empresa ao longo da semana em alusão à Semana Mundial da Água.

Entre as atividades oferecidas durante a exposição, estava o tapete interativo, que ensina noções de como economizar água, além da oficina de pintura, onde as crianças podiam desenhar sobre temas ligados ao tema.

A assistente de Responsabilidade Social da concessionária, Franciane Takata Porcides, conta que a amostra do protótipo da estação faz parte das atividades desenvolvidas pelo setor para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a necessidade de economizar água potável.

Desde a criação do setor, em 2022, já desenvolvemos várias ações. Oferecemos visitas nas estações de tratamento, fizemos apresentações nas escolas para falar sobre educação ambiental, apresentamos este protótipo, que é um exemplo do que acontece na estação. Nosso objetivo é explicar o processo para despertar a consciência da população, mostrar que dá trabalho cuidar da água potável e que ela é um recurso finito”, afirma Franciane.

Intuito é engajar crianças e jovens no tema

Ela conta que, nas exibições, eles apresentam todo o processo do tratamento de água e esgoto, chamam atenção sobre a necessidade de economizar água e buscam engajar os jovens e crianças no tema.

Nós comentamos sobre todas as etapas, dizemos quais substâncias são utilizadas, falamos sobre as análises da água e chamamos atenção para o descarte correto de esgoto. Geralmente, as crianças são muito participativas, já sabem o que fazer, respondem às nossas perguntas e até cobram essas ações dos pais”, comenta.

Para a assistente, a participação do público infantil nas atividades é vital para que a futura geração consuma de forma consciente e saiba dos danos ao meio ambiente causados pelo desperdício de água.

A criança precisa entender que existe um processo para que a gente possa consumir a água. Eles são os adultos de amanhã, então têm que aprender a cuidar hoje, a minimizar o impacto do desperdício, para que no futuro a gente também possa ter uma água de qualidade”, explica Franciane.

Além da apresentação, a empresa também realiza palestras em escolas e outros espaços públicos, e promove ações sociais, como a doação de cestas básicas para comunidades carentes e a doação de água para eventos realizados na cidade.

Franciane Porcides explicou como funciona uma Estação de Tratamento de Água através de um protótipo. Foto: JB Litoral

Combate ao descarte irregular de esgoto

A concessionária possui cinco estações de tratamento de esgoto (ETE) em Paranaguá e está ampliando o sistema da ETE Emboguaçu para atingir até 96% de área passível de tratamento.

Segundo a assistente de Responsabilidade Social, além da ampliação do sistema, é necessário que os moradores cooperem com a empresa e conectem as casas à rede de esgoto para que ele não seja descartado indevidamente nos rios.

A gente busca conscientizar a população para que ela não destine esgoto nos rios de forma irregular porque esse descarte contamina a água. Quando ele está conectado com a estação, é tratado e devolvido para o meio ambiente de forma que não agride a natureza, nem causa danos aos rios”, explica.

A rede de esgoto está disponível em toda a cidade e nas ilhas. Para utilizar o sistema, basta entrar em contato com a empresa, conectar a residência à tubulação da rede e comunicar à concessionária para ativar o canal.

Atualmente, Paranaguá conta com 100% da água que chega às residências tratada, já sobre o tratamento de esgoto, a empresa informa que, no momento, são 94% dos sistemas de esgotamento sanitário atingidos.

Com a missão de se tornar a maior rede de saneamento do Brasil, a Iguá, empresa responsável pela Paranaguá Saneamento, atua em 39 municípios e possui 15 concessões e três parcerias público-privadas.

Em Paranaguá, a empresa possui quatro estações de tratamento de água, localizadas na área urbana, Ilha dos Valadares, Alexandra e Ilha do Mel.

Confira a apresentação