Paranaguá se prepara para receber navios de cruzeiro e impulsionar o turismo paranaense


Por Luiza Rampelotti Publicado 22/06/2023 às 15h45 Atualizado 18/02/2024 às 14h55

Paranaguá está se preparando para uma grande transformação no turismo, com a abertura do porto para receber navios de cruzeiro. No 1º Fórum de Navios de Cruzeiros, realizado na última terça-feira (20), representantes do setor discutiram as ações necessárias para receber os navios de passageiros na cidade. A data já está confirmada: em 1º de dezembro o porto parnanguara receberá a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque da MSC Cruzeiros.

Coordenado pela diretoria Empresarial da empresa pública Portos do Paraná, o fórum contou com a participação do diretor-presidente Luiz Fernando Garcia da Silva, do secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, representantes das prefeituras e secretarias de turismo do litoral paranaense, da MSC Cruzeiros e de empresas e entidades ligadas ao ramo do turismo.


Marco histórico

É a primeira vez que Paranaguá se tornará um ponto de embarque de navios de passageiros, o que representa um marco importante para o turismo no estado. O navio MSC Lirica será o primeiro a partir do porto parnanguara. Além disso, já está prevista a escala de mais um navio em 23 de dezembro, com capacidade para 3 mil passageiros, partindo de Buenos Aires, Argentina.

No total, serão 16 cruzeiros de 7 noites, passando por cidades como Itajaí, no Brasil, Punta Del Leste, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. A estimativa da Companhia é que mais de 10 mil turistas embarquem e desembarquem no Porto de Paranaguá.

Além dos passageiros, espera-se a chegada de mais de 41 mil turistas em trânsito na cidade, que terão a oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos da região litorânea, como a Ilha do Mel, Morretes, as praias etc.


Olhares voltados ao Litoral

De acordo com Márcio Nunes, desde o início da gestão do governador Ratinho Junior (PSD), a orientação foi de que o Governo do Estado tivesse os olhares voltados ao Litoral, e que o Porto de Paranaguá estivesse mais próximo à comunidade, contribuindo para o aumento de renda e receita. Nesse sentido, o governo estadual realizou um grande trabalho para que o porto pudesse ter um espaço para receber o fluxo de passageiros.

O secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, também participou do fórum. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Dentro de todo esse arcabouço, sem prejudicar toda a estrutura de exportação e importação desse porto, que é fundamental não só para Paranaguá, mas para o mundo, o governo conseguiu abrir esse espaço e começar a fazer parcerias”, conta.

Segundo ele, a chegada dos navios de passageiros ao Litoral demonstra a criação de um novo conceito. “É muito possível crescer, se desenvolver, gerar emprego, renda, melhorar a vida das pessoas, cuidar do meio ambiente, recuperar e preservar, tudo ao mesmo tempo. Usando o que tem de mais moderno no mundo: o turismo responsável, pois quem usa, cuida“, enfatiza Marcio Nunes.


Turismo, o novo setor econômico do Litoral

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca que o momento é de alinhamento e preparação para o recebimento dos navios, uma vez que todas as cidades da região precisam estar estruturadas, não apenas o porto. “Os turistas que aqui chegarem precisam ver que é uma boa cidade, um bom lugar para descer, caso contrário, na próxima temporada não haverá interesse”, diz.

Então, é necessário o sincronismo de toda a comunidade para que a gente consiga receber e usufruir daquilo que os turistas trazem; que é o consumo em nossa cidade, aquisição, comércios e restaurantes. O objetivo é que quando os navios começarem a chegar, estejamos todos bem preparados e alinhados, tanto os poderes municipal, estadual e federal quanto os comerciantes e associações. Queremos que os turistas aproveitem nosso Litoral e que todos os municípios entendam e possam usufruir disso”, completa Luiz Fernando Garcia.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, chama a atenção para a importância da preparação de todos os municípios do Litoral para receber os navios. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Com a reunião de representantes de todos os municípios no Fórum de Navios de Cruzeiros, a avaliação feita pelo diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, foi muito positiva. “Estou muito alegre, acredito muito no potencial turístico de Paranaguá e Litoral. Mostramos que o Governo do Estado, Prefeitura e Portos do Paraná estão unidos em prol de desenvolver um novo setor econômico no Litoral: o turismo. A MSC vai fazer paradas semanais na cidade, e os passageiros e turistas irão a todos os outros municípios. Isso significa geração de emprego e renda para a nossa população“, afirma.


Capacitação e qualificação

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, destaca que o município vem se preparando para o turismo de maneira tecnológica e modernizada, porém, a chegada dos navios requer uma preparação específica. “Estamos trabalhando na capacitação da mão de obra, na qualificação da infraestrutura de recepção e nas articulações com o comércio local. Esse encontro foi uma oportunidade única para discutir e desenvolver essa demanda da melhor maneira possível“, afirma.

Com a perspectiva de receber 15 navios de passageiros, Paranaguá e o Litoral enfrentam o desafio de capacidade para acomodar os turistas em termos de hotéis e restaurantes. O Fórum serviu como um ponto de partida para preparar a região para receber os turistas da melhor forma possível, conforme o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur), José Reis de Freitas Neto, o Juca.

Uma atração como essa Paranaguá não vê há anos, desde que os trens pararam de vir“, comenta.

A abertura do Porto de Paranaguá para o embarque de passageiros marca um novo capítulo no turismo paranaense, possibilitando o desenvolvimento econômico, geração de empregos e aumento da receita não apenas no município, mas em toda a região. O vereador José da Costa Leite Junior (PSC) fez questão de destacar a importância da união de todos para que o projeto se desenvolva.

Os embarques e desembarques da MSC Cruzeiros em Paranaguá são uma grande conquista para o município, mas, infelizmente, as pessoas que falam mal de nossa cidade não estiveram presentes no Fórum, que foi tão importante”, afirma.