Paranaguá tem 335 vagas em cursos profissionalizantes; população 50+ também tem oportunidades


Por Redação Publicado 16/03/2023 às 11h30 Atualizado 18/02/2024 às 07h06

Ao todo, serão 15 cursos profissionalizantes com 335 vagas ofertadas pela Secretaria Municipal do Trabalho e do Emprego (Semtra) de Paranaguá, em parceria com o Senai/PR. Os cursos começarão dia 3 de abril e terão vagas reservadas para PcDs e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que serão selecionadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Serão ofertados cursos de auxiliar de mecânica industrial; auxiliar de serviços de panificação; técnico em eletrotécnica semipresencial; aplicador de revestimento cerâmico; pintor de obras; instalações hidráulicas prediais; técnicas de construção civil em alvenaria; auxiliar administrativo; refrigeração comercial básico; climatização residencial; cuidados e conceitos básicos de eletricidade; informática básica; eletricista industrial semipresencial; caldeiraria básica e auxiliar de serviços de panificação.

As especialidades foram definidas de acordo com as demandas do setor privado de Paranaguá, especialmente da Construção Civil, que tem dificuldade para encontrar profissionais qualificados na área. Os parceiros da Semtra irão acompanhar as aulas a fim de selecionar os alunos que se destacarem para que estes possam compor o quadro efetivo das empresas.

Os cursos ofertados foram selecionados pela Secretaria de Trabalho com o olhar da necessidade do comércio e empresas locais. Assim, aumentamos as chances de os alunos saírem dos cursos com uma alta possibilidade de contratação”, diz a secretária de Assistência Social, Ana Paula Falanga.

A secretária ainda explica que uma parcela das vagas será direcionada para os inscritos no Cadastro Único, com o objetivo de democratizar o acesso à qualificação. “Nós entendemos que a qualificação profissional é a grande responsável por atrair emprego e renda. Então, com a oportunidade aberta pela Semtra, alinhamos com os usuários do CRAS e demais unidades da secretaria para oferecer os cursos gratuitos do Senai, que têm custo alto e, muitas vezes, são inacessíveis para quem mais precisa”, afirma Ana Paula.

Como participar

Para participar, os interessados devem preencher um formulário de pré-seleção que ainda será divulgado pela Semtra e pela Semas. Após a triagem, realizada de acordo com as respostas dos candidatos, os selecionados participarão de uma entrevista com profissionais da Agência do Trabalhador. O objetivo da seleção é dar oportunidade apenas para aqueles que realmente se interessarem pelos cursos, já que as vagas não poderão ser remanejadas.

As inscrições são abertas para pessoas acima de 16 anos, com escolaridade mínima de ensino fundamental incompleto. “Os cursos são válidos tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho quanto para aqueles que já estão atuando na área e desejam se profissionalizar”, explica o assessor de comunicação da Semtra, Lucas Grigoletti.

Em 2022, a Secretaria do Trabalho ofertou mais de 23 cursos realizados em parceria com o Senai, Senac e Sesc, com uma média de 810 alunos formados. Neste ano, já foram investidos cerca de R$ 3 milhões em capacitação profissional através de cursos e parcerias.

População 50+ também é contemplada por curso de capacitação

A Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, também está ofertando curso de capacitação para pessoas acima dos 50 anos.

O curso básico de internet e redes sociais será realizado entre os dias 28 e 30 de março, no Senac Paranaguá, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ao todo, serão 50 vagas disponibilizadas para aqueles que buscam se inserir no mundo da tecnologia.

Para se inscrever ou saber mais, os interessados devem entrar em contato com o Instituto EnvelheSer pelo número: (41) 2152- 2694 ou comparecer ao edifício da instituição, localizado na Rua Manoel Bonifácio, nº 256, Centro Histórico de Paranaguá.