Paranaguá tem dias dedicados à prestação de serviços à população; secretário estadual de Justiça e Cidadania conferiu tudo 


Por Flávia Barros Publicado 16/05/2023 às 17h57 Atualizado 18/02/2024 às 11h36

Foram três dias de muita prestação de serviços à população, com o olhar especial direcionado àqueles que mais precisam. De quinta-feira (11) a sábado (13), Paranaguá recebeu a feira de serviços Paraná em Ação e o programa Justiça no Bairro, uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Paraná, Prefeitura e o Sesc.

Os eventos disponibilizaram aos moradores diversas ações gratuitas, tais como confecção de documentos, orientação jurídica, intermediação de vagas de emprego, cadastramento em programas sociais e exame de paternidade, pela primeira vez ofertado gratuitamente. O evento ocorreu no Sesc de Paranaguá, com cobertura do JB Litoral.  

Sucesso em números


De acordo com o balanço divulgado na segunda-feira (15), durante os três dias de programação foram realizados cerca de 2.200 atendimentos. Foi possível providenciar Carteira de Identidade (697), com apoio da Polícia Civil; CPFs (153), carteira do programa ID Jovem (que dá acesso ao jovem a uma série de serviços), CNH Digital, Título de Eleitor, Carteira do Trabalho Digital, Carteira do Autista, Passe Livre e segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), das quais um total de 21 foram encaminhadas.

A Agência do Trabalhador Itinerante também ofertou vagas de emprego, microcrédito, seguro-desemprego e programas de qualificação profissional. Houve, ainda, orientação socioassistencial para mulheres vítimas de violência, por meio do Ônibus Lilás, diversos serviços municipais e atividades de lazer para o público de todas as idades.

O Paraná em Ação também realizou inscrições em programas estaduais como o Energia Solidária, da Copel, e Casa Fácil Paraná, da Cohapar, ambos voltados à população de baixa renda e atendimentos por meio do Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Seju).

Já o programa Justiça do Bairro, junto com o Sesc Cidadão, ofereceu atendimento jurídico ao público, com resolução de conflitos na área da família, como divórcio consensual, pedido de guarda, além de orientação jurídica diversa e reconhecimento de união estável. O programa realizou, nessa edição, 961 atendimentos.

Paraná em Ação e Justiça no Bairro realizam mais de 2.190 atendimentos em Paranaguá. Foto: SEJU-PR

Visita ao JB


Durante o evento, na sexta-feira (12), o JB Litoral recebeu a visita do secretário estadual de Justiça e Cidadania, Santin Roveda (União), acompanhado pelo vice-prefeito de Paranaguá, José Carlos Borba (PSD) e a secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared (PP).

Santin Roveda detalhou que o programa estadual é previsto em lei. “O Paraná em Ação é uma lei estadual que leva ao cidadão o que ele mais necessita, com documentações e programas de acesso a serviços do governo. Com isso, queremos fomentar o número de atendimentos e atender as pessoas em situação menos favorecida, juntando força com o Tribunal de Justiça”, disse durante a visita.

O Litoral do Paraná tem importância não apenas para o estado, mas também para o Brasil, com fauna e flora exuberantes. A região tem recebido bastante investimento por parte do governo, com a clareza do potencial que tem a ser desenvolvido aqui e, também, tem atenção ao que precisa ser combatido”, finalizou o secretário que veio à cidade representando o governador Ratinho Junior.

O vice-prefeito José Carlos Borba ressaltou, por sua vez, o quanto o município aprecia receber eventos com essa finalidade. “São muito bem-vindos, para que as famílias tenham cada vez mais dignidade. O atendimento aos imigrantes é um exemplo disso, o empenho de acolher essas pessoas, promover frentes para prover documentação e encaminhar para o mercado de trabalho. Então ficamos felizes”, disse Borba.

E a secretária Christiane Yared afirmou que a vinda de ações como essas, voltadas à população, provocam a sensação de pertencimento. “A população parnanguara tem essa característica de abraçar o que chega e quem chega. Iniciativas como essa fazem com que nós nos sintamos olhados, abraçados, e nos traz essa sensação de pertencimento. Então, fica o nosso agradecimento em nome de todas as secretarias”, completou a secretária de Gabinete Institucional.