Paranaguá ultrapassa número de infectados e imuniza mais de 10% da população


Por Marinna Prota Publicado 23/04/2021 às 19h18 Atualizado 16/02/2024 às 00h16

Por Marinna Protasiewytch

A cidade de Paranaguá superou um número de forma positiva nesta sexta-feira (23). Em entrevista ao vivo ao JB Litoral, o prefeito Marcelo Roque (Podemos) afirmou que o município passou a marca do número de contaminados com a imunização do vírus da Covid-19, o Sars Cov-2. Segundo o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SESA) são 16.558 infectados na cidade, contra 17.071 vacinados, conforme consta no vacinômetro estadual, chegando a 10,88% de imunizados em Paranaguá.

“Chegou a vacina, praticamente em 40 minutos a gente já estava aplicando. Chegaram 1.200 doses e a gente espera que ainda nessa noite a gente consiga aplicar todas, mas se sobrar, faremos amanhã também. Estamos cumprindo com aquilo que nós planejamos. Paranaguá hoje passa a frente em número de doses aplicadas do que o número de pessoas contaminadas, que hoje é de 16.500, chegamos agora a 17 mil pessoas vacinadas com a primeira dose e mais de 9 mil com a 2ª dose”, comemorou o prefeito.

O calendário vacinal de Paranaguá tem respeitado a ordem de lotes enviados pelo Ministério da Saúde. Pessoas com idade acima dos 60 anos podem receber o imunizante na Estação Ferroviária, no sistema drive trhu e também pelo atendimento dentro do local. É preciso levar documento original com foto, carteira de vacinação e comprovante de endereço.

Nesta sexta-feira, o governo federal fez a distribuição de 5.320 doses para a Regional de Saúde que atende os sete municípios do litoral: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Morretes, Pontal do Paraná, Paranaguá e Matinhos.

“Paranaguá está servindo de exemplo para todas as prefeituras do Paraná. Fomos a primeira a implantar o corujão, nós automaticamente vacinamos em 24 horas mais de duas mil pessoas. Tem uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, para que todas as doses sejam aplicadas, não precisava nem pedir para nós. Vamos continuar o nosso trabalho, chegando vacina por aqui nós vamos vacinar”, informou.

Próximo das 21 horas, a prefeitura irá realizar um levantamento para saber se irá sobrar alguma dose para aplicação na manhã deste sábado (24). Porém, conforme previsão da própria administração municipal, a expectativa é de que não tenham sobras de vacinas.

Confira os primeiros momentos da vacinação nesta sexta-feira (23):

▶️ JB AO VIVO ? Paranaguá retoma aplicação da vacina contra a Covid-19. A partir de agora a população com idade acima dos 60 anos já podem tomar a 1ª dose. Acompanhe!#JBAoVivo #Vacinas #Paranaguá

Publicado por JB Litoral em Sexta-feira, 23 de abril de 2021