Parceria com Prefeitura pode diminuir tempo de espera por serviços do INSS
A fila de espera por uma avaliação social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Paranaguá, chega a durar de três a quatro meses. Mas esse tempo pode ser reduzido em breve. Isso porque foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura e o INSS e as avaliações sociais começaram a ser feitas na última terça-feira (20).
O primeiro atendimento foi acompanhado por servidores do INSS, pelo prefeito Marcelo Roque (podemos) e o presidente da câmara, Fábio Santos (PSDB). Eles também visitaram as dependências destinadas aos atendimentos, que são cedidas pela gestão. O local também dispõe de computador conectado à internet para que haja o acesso entre o cidadão e a assistente social.
Funcionamento
De acordo com a Prefeitura, a princípio serão feitos dois atendimentos, por dia, de avaliação social. A meta é de, além de aumentar o número de atendimentos diários, também incluir perícia médica entre os serviços prestados. Todas as sessões ocorrem on-line com uma assistente social de Curitiba.
O agendamento é feito via capital e cada sessão tem duração de 30 a 40 minutos. Após horário e dia estabelecidos, a equipe da Prefeitura recebe a confirmação e prepara a sala para os atendimentos que serão feitos de segunda-feira a sexta-feira, sempre de forma remota, mas com a validade dos atendimentos presenciais.
Problema Histórico
A demora para conseguir ter acesso aos serviços do INSS, desde perícias aos procedimentos de dar entrada em aposentadorias, benefícios e auxílios, foi reportada pelo JB Litoral algumas vezes ao longo dos últimos meses. A publicação mais recente, em agosto, dava conta de que havia uma fila de 55 mil perícias médicas agendadas no estado para dar entrada no auxílio por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. Em outra reportagem, em julho do ano passado, o tempo entre o agendamento e a realização da perícia médica era, em média, de 45 dias e havia uma fila de 800 perícias marcadas, apenas em Paranaguá.