Parceria entre UFPR, Hospital Regional de Guaraqueçaba e Prefeitura transforma vidas com cirurgias ambulatoriais


Por Luiza Rampelotti Publicado 26/06/2023 às 14h52 Atualizado 18/02/2024 às 15h10

Parceria entre UFPR, Hospital Regional de Guaraqueçaba e Prefeitura melhora vidas com cirurgias ambulatoriais

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou, no último fim de semana, um projeto de extensão em saúde que busca realizar cirurgias ambulatoriais de pequeno porte, em parceria com o Hospital Regional de Guaraqueçaba e o apoio da Prefeitura local. No primeiro dia de atividades, sábado (24), foram realizados com sucesso 25 procedimentos cirúrgicos, que seguiram no domingo (25), quando foram realizados mais 10, totalizando 35 cirurgias.

Sob a coordenação da Dra. Silvania Klug Pimentel, professora do Departamento de Cirurgia da UFPR, o projeto conta com a participação dos cursos de Enfermagem e Medicina da universidade. A equipe médica, composta por especialistas em cirurgia geral, enfermagem e medicina, tem como objetivo a realização de procedimentos ambulatoriais com anestesia local. Dentre os casos atendidos, estão tumores de pele, cistos, lipomas, unhas encravadas, corpos estranhos e abscessos.

Além das cirurgias, a equipe de enfermagem, liderada pela Dra. Fernanda Moura D’Miranda, do Departamento de Enfermagem, promove ações de prevenção e promoção da saúde por meio de palestras e atividades educativas, em parceria com agentes de saúde e a população local.

De azul, a prefeita Lilian Narloch, junto à secretária municipal de Saúde, Joelma Marchiori (de colorido), e equipe profissional do Hospital Regional de Guaraqueçaba e Funeas. Foto: Alcendino Ferreira Barbosa/Divulgação

Sem prazo para acabar

Segundo a Dra. Silvania, o projeto não tem prazo para encerramento. “Queremos que o projeto continue acontecendo até nossa aposentadoria, pois, como professoras, acreditamos que bons profissionais de saúde não devem só prestar assistência, devem interagir com a população em suas cidades para adquirir um pouco da riquíssima cultura do nosso Litoral”, comenta.

Os próximos eventos estão programados para ocorrer a cada dois meses, com a próxima ação prevista para a última semana de agosto de 2023. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a cuidados médicos de qualidade e fortalecer os laços entre a universidade, o hospital e a comunidade local.

A prefeita Lilian Ramos Narloch (Podemos) expressa seu apoio integral ao projeto. “Só temos que agradecer e parabenizar todos os voluntários e funcionários envolvidos na realização das cirurgias e atividades de promoção da saúde. A iniciativa demonstra o compromisso conjunto em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Guaraqueçaba e região”, diz.

Já a secretária de Saúde, Joelma Marchiori, avalia que a ação tratará muitas mudanças para o setor de saúde da cidade. “Não consigo lembrar qual foi a última vez que um procedimento cirúrgico foi realizado em Guaraqueçaba. O sentimento nesse momento é de gratidão a todos os profissionais envolvidos nessa belíssima ação envolvendo o estado, o município e a UFPR. Gosto de pensar que essa iniciativa irá transformar nosso município“, comenta.

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (FUNEAS) e da Prefeitura de Guaraqueçaba.