Parnanguaras aprovam mutirão de limpeza e alertam para descarte de lixo irregular


Por Diogo Monteiro Publicado 17/05/2022 às 12h24 Atualizado 17/02/2024 às 08h39

Nas primeiras horas da ação de combate à dengue na Vila dos Comerciários, em Paranaguá, foram recolhidos diversos entulhos pelo bairro. Em vários pontos, o lixo se acumulou menos de um dia após a limpeza periódica feita pela secretaria de Meio Ambiente.

A situação deixa os moradores indignados, pois, segundo eles, na maioria dos casos são pessoas que vêm de outros bairros para descartar objetos como sofá, geladeira, fogão, lixo doméstico entre outras coisas nos terrenos abandonados pela cidade.

Laudenice aprova a limpeza mas pede atenção ao descarte irregular de lixo. Foto: Diogo Monteiro/JB Litoral

A aposentada Laudenice Morato, moradora há 25 anos na Vila dos Comerciários, vê diariamente pessoas de outras regiões depositando lixo em um terreno baldio em frente à sua casa. “Eu sempre estou por aqui com a minha vassoura, limpando a frente da minha casa, toda vez que a prefeitura passa com as máquinas e faz a limpeza, não dá três horas e já vem gente até aqui descartar entulho”, desabafou a moradora.

Sobre o mutirão de limpeza, Laudenice destacou que a ação só se torna efetiva com o apoio dos moradores. “Sou aposentada pela saúde e há muitos anos ouvimos falar que pessoas são contaminadas pelo mosquito da dengue. Essa ação é de extrema importância, porém, é preciso que os moradores tenham consciência e cuidem melhor das suas casas”, disse.

Um outro morador, que prefere não se identificar, conta que já denunciou seu vizinho diversas vezes por não cuidar do seu terreno e que, diariamente, moradores em situação de rua espalham lixo pela área. “Eu moro aqui há 16 anos e desde que o vizinho se mudou a casa ficou vazia, quando tinha o contato dele, ele até mandava uma pessoa limpar, mas, de alguns anos pra cá as coisas só pioraram”, diz.

Para denunciar o descarte irregular de lixo nos bairros, o cidadão pode acionar o Setor de Fiscalização da secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) pelo telefone: (41) 3420-2967 ou pelo aplicativo 153 Cidadão.