Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange realiza Oficina de Elaboração do Plano de Manejo


Por Redação Publicado 08/12/2022 às 16h07 Atualizado 17/02/2024 às 23h29

Entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022 aconteceu, no Mata Atlântica Park Hotel, em Paranaguá/PR, a “Oficina de Elaboração do Plano de Manejo do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange (PNSHL)”.

O evento contou com 29 participantes, entre representantes de moradores de comunidades rurais e urbanas, prefeituras, Câmara de Vereadores de Matinhos, ONGs, setor de turismo, montanhistas, órgãos ambientais, instituições de pesquisa e de extensão rural, empreendedores do entorno e concessionárias de energia elétrica e água, além de alguns observadores da UFPR e Assembleia Legislativa do Paraná.

Antes da Oficina, porém, várias reuniões preparatórias foram realizadas com as comunidades do entorno do Parque (13 reuniões), prefeituras municipais (6) e setores temáticos (5), visando informar e coletar subsídios para o Plano de Manejo, de forma que a sociedade, como um todo, pudesse ser ouvida no processo de elaboração deste importante instrumento de gestão.

Segundo a Lei 9.985/2000 (SNUC), o plano de manejo é um “documento técnico mediante o qual, com fundamento nos objetivos gerais de uma unidade de conservação (UC), se estabelece o seu zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”.

Durante a Oficina, com base no “Roteiro Metodológico para Elaboração e Revisão de Planos de Manejo das Unidades de Conservação Federais” (ICMBio, 2018), foram definidos o propósito, a significância e os recursos e valores fundamentais (RVFs) do PNSHL; avaliados os RVFs e levantadas questões-chave; priorizados os dados e planejamentos necessários à gestão da UC; definidos o zoneamento, as normas das zonas e as normas gerais do Parque; e elaborado o cronograma dos próximos passos.

O zoneamento da UC – uma das partes mais importantes da Oficina – é, de acordo com o SNUC, a definição de zonas com objetivos de manejo e normas específicas, visando proporcionar os meios e as condições para que os objetivos da unidade possam ser alcançados de forma harmônica e eficaz.

A equipe de moderadores da COMAN (Coordenação de Elaboração e Revisão de Plano de Manejo) contou com a presença de Eduardo Barros, Luiz Felipe Pimenta de Moraes, Desireé Barbosa da Silva e Caio Pamplona; a relatoria da Oficina, bem como editoração do Guia do Participante, foi realizada pela servidora do NGI Matinhos, Leidiane Diniz Brusnello; e o trabalho de ilustração durante o evento, pela analista ambiental Ana Saupe, do NGI Curitiba.

Já a equipe de planejamento do Plano de Manejo do PNSHL é composta pelos supervisores Ana Rafaela D´Amico e Caio Pamplona, da COMAN, e pelos analistas ambientais do NGI-Matinhos Antonio Cesar Caetano, Rodrigo Filipak Torres e Marcio Ricardo Ferla.

A Oficina do Plano de Manejo foi financiada pelo “Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná”, executado pelo FUNBIO com recursos oriundos do Termo de Acordo Judicial (TAJ) – Petrobrás.

Sobre o Parque

Localizado no Litoral, o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange abrange os municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes, Paranaguá e ocupa um trecho da Serra do Mar. O Parque possui uma área de 251,2 km2 e tem como objetivo proteger e conservar ecossistemas da Mata Atlântica, além de assegurar a estabilidade ambiental da região.