Parque temático em Morretes conta a história do Paraná e Litoral em miniatura


Por Luiza Rampelotti Publicado 28/09/2022 às 15h06 Atualizado 17/02/2024 às 18h13

Conhecida por suas belas paisagens naturais e gastronomia, Morretes atrai dezenas de turistas todos os dias. O que nem todos sabem é que a cidade tem mais atrativos do que apenas trilhas encantadoras e restaurantes premiados.

Desde 2018, o município conta com o Parque Temático HISGEOPAR, que apresenta um resumo da história e geografia do Paraná em miniatura. O local, que fica na Rodovia Mário Marcondes Lobo, nº 70, na Reta do Porto, é encantador desde a sua entrada, com representações de cachoeiras e da natureza.

Dentro do espaço é possível observar a evolução da história na prática, por meio de maquetes animadas que mostram o estilo de vida dos colonizadores do Estado, os ciclos econômicos vividos ao longo dos séculos, a história da ferrovia Paranaguá-Curitiba etc. Durante a visita, um guia acompanha os turistas e realiza a explicação sobre cada tema.

Criado pelo empresário Rudi Haupt, o parque tem atraído visitantes de várias cidades. “Recebemos muitas escolas e universidades, porque isso aqui é pedagógico, aqui o aluno vê a história na prática, ele vai viver a história e ver como aconteceu, como era”, diz.

Conhecendo a história na prática


Ele explica que, enquanto a história é apenas contada, o ouvinte tem um entendimento e percepção, mas quando ela passa a ser mostrada de forma lúdica, a compreensão e o interesse se tornam muito maiores. “Nós procuramos fazer os bonecos os mais próximos possíveis da realidade da época. Algumas pessoas até acham eles um pouco esquisitos, ou até mesmo feios, mas era a realidade daquele tempo. Muitos têm poucos dentes, porque a vida era assim, as pessoas não tinham acesso ao dentista, a maioria nem sabia o que era uma escova de dente; as roupas também eram de estilos totalmente diferentes”, comenta Rudi.

Durante o passeio no parque, é possível observar, inclusive, objetos que já nem fazem mais parte do cotidiano atual, como patentes e outros. “A juventude que nasce hoje, nessa vida moderna, às vezes não faz ideia por onde que os nossos antepassados passaram e o que eles sofreram para chegar nessa tecnologia e na vida que temos hoje. O nosso objetivo é mostrar a realidade”, diz o empresário.

HISGEOPAR fica na Rodovia Mário Marcondes Lobo, nº 70, na Reta do Porto, em Morretes. Foto: JB Litoral

Potencial turístico


Natural de Santa Catarina e há mais de 20 anos residindo no Paraná, Rudi conta que começou a fabricar o parque em Marmeleiro (PR), cidade onde viveu até 2018. Toda a estrutura foi montada lá e, depois, transportada para Morretes em carretas, onde foi realizada a junção dos blocos, finalização dos acabamentos e, então, colocada para funcionar.

Eu já tinha essa ideia há muitos anos e pensei ‘ainda vou fazer’. Só que não tinha definido o tema e nem o local. Fiquei vasculhando vários lugares para ver a possibilidade de fazer um parque assim e, um dia, fiz o passeio de trem de Curitiba a Morretes e, quando cheguei aqui, estive olhando o turismo e analisando as coisas. Vi um monte de gente descendo do trem, mas só tinha restaurante, não tinha outra atração turística, por isso, pensei que seria uma boa ideia fazer o parque aqui devido o potencial turístico da cidade”, explica o proprietário.

Inaugurado em 2018, o HISGEOPAR ficou praticamente dois anos fechado em função da pandemia de coronavírus. Quando houve a possibilidade de reabertura, por conta do avanço da vacinação, Rudi conta que as pessoas ainda tinham muito medo de viajar e, por isso, o parque recebeu poucas visitas. Somente em 2022 o turismo passou a ser normalizado.

Funcionamento


Na baixa temporada, o parque funciona sexta, sábado, domingo e feriados. A partir de outubro, passará a abrir também nas quintas. E de dezembro a fevereiro, estará aberto todos os dias, das 9h30 às 17h. O valor da entrada é R$ 30 por pessoa, crianças até 6 anos não pagam e de 6 a 12 anos pagam meia. Agências de turismo, escolas, universidades e grupos de pessoas que fizerem parceria podem obter preços diferenciados. 

Para ele, o potencial turístico de Morretes e, especialmente, do parque temático, tem tudo para crescer ainda mais no pós-pandemia. “Temos bastante parcerias com agências de turismo, agências de turismo pedagógico e outras que trazem turistas no geral. Acredito que essa temporada de verão será muito boa para toda a cidade”, finaliza Rudi.