Parte do calçadão da praia central de Guaratuba é engolida pela maré alta após superlua
Por Marinna Protasiewytch
Os moradores de Guaratuba se depararam com os grandes estragos causados ao calçadão após a maré alta da madrugada desta terça-feira (27). Parte da estrutura cedeu, fazendo com que o pavimento ficasse impróprio para o uso de transeuntes. O fenômeno natural pode ter ligação com a superlua registrada na noite desta segunda-feira (26).
Em nota, a prefeitura de Guaratuba afirmou que o ocorrido é uma “soma de eventos naturais, lua cheia, maré alta, ventos fortes vindos do oceano e corrente oceânica, que resultaram nos estragos na orla Central que puderam ser visualizados na manhã desta terça-feira (27). Aproximadamente uma faixa de 500 m de orla foi atingida”.
A Prefeitura ainda disse que fará “obra emergencial como medida paliativa, reforçando a estrutura com pedras e refazendo o calçamento em alguns pontos mais críticos”.
Engorda da praia
A administração municipal destacou ainda que está em processo de contratação uma empresa para analisar o local e identificar o que é possível ser feito para evitar estes problemas.
“[Já está sendo feito] Estudos avançados para a engorda da praia, estudos de correntes para entender a abordagem da maré em cada praia e a influência da vazante e enchente da baía. Segundo o secretário Municipal do Urbanismo, Cláudio Dal Col, os estudos precisam ocorrer durante um ano, englobando todas as estações, só assim poderemos ter uma solução definitiva para nossa orla”, disse em nota a prefeitura.