PASA adquire vacinas contra a gripe e realiza imunização de funcionários em Paranaguá
Por Marinna Protasiewytch
Em tempos de pandemia é preciso se atentar também ao calendário vacinal sazonal. Com a proximidade do inverno, as autoridades de saúde buscam imunizar uma boa parcela da população contra o vírus da gripe. Porém, em Paranaguá, uma empresa privada decidiu adquirir as doses do imunizante e priorizar seus funcionários e dependentes.
A ação foi realizada pela PASA, operadora portuária da cidade, que há alguns anos vem promovendo a vacinação contra a gripe dentro da empresa. Segundo José Antonio dos Santos Junior, supervisor SMA do terminal, “anualmente nossa empresa realiza várias campanhas para prevenção da saúde dos nossos colaboradores. Neste ano de pandemia, implantamos todos os cuidados necessários contra a Covid-19, mas mantemos todo trabalho preventivo em relação às outras patologias, nessa semana foi a vez da campanha da Vacinação H1N1”.
Segundo a enfermeira da empresa, Bárbara Kulik Alleman, esta é uma ação que abrange tanto funcionários quanto seus familiares. “A Vacinação contra gripe/influenza foi realizada na segunda-feira (12) aos funcionários da PASA. As vacinas foram compradas pela empresa para todos os colaboradores e dependentes que quiseram. Não foi nada obrigatório, e de forma gratuita eles receberam a imunização”, contou Bárbara.
Para José Antonio dos Santos Junior, “a participação dos trabalhadores e seus familiares foi fundamental para alcançarmos o sucesso esperado de imunização”. Conforme dados fornecidos pela própria PASA, cerca de 180 doses foram aplicadas. A empresa informou ainda que todo o protocolo de intervalo entre a vacina contra a Covid-19 também foi seguido.
“Obedecemos às contraindicações das vacinas para os com Covid a menos de 30 dias e também os sintomáticos. Contudo, é importante ressaltar que em um momento onde a espera pela vacina da Covid-19 acontece ansiosamente, mostra-se o quanto é importante prevenir doenças com um imunizante. Por isso, de um modo geral, protegemos os colaboradores da H1N1, que já ceifou muitas vidas. Também é importante dizer que nós tomamos uma vacina tetravalente, contra quatro tipos de gripe”, explicou a enfermeira.
Importância de se proteger
Os sintomas inicias do novo coronavírus se confundem com os da gripe, por isso, estar vacinado proporciona à população uma defesa a mais. Além disso, a Bárbara Kulik Alleman conta que “já existem estudos onde mostram a eficácia da vacina da gripe na gravidade da infecção pela Covid-19”.
Esse tipo de ação promovida por uma companhia portuária, um dos setores que não pode parar durante a pandemia, também demonstra que é preciso priorizar a vida humana, seja com medidas de higiene ou com imunização coletiva. “A empresa tem cuidado de todas as formas da saúde de seus colaboradores, essa é somente uma das ações realizadas. Aguardamos ansiosos pela próxima vacinação que, se Deus quiser, será a da Covid-19, onde celebraremos com certeza”.