Passageiros da MSC Cruzeiros poderão embarcar no Porto de Paranaguá; serviço deve fomentar turismo no Litoral
No domingo (26), a MSC Cruzeiros anunciou a entrada de Paranaguá na rota de embarque e desembarque do navio MSC Lirica, a partir de novembro deste ano. A embarcação vai operar itinerários para Itajaí, Buenos Aires e Punta del Este. A expectativa é de que mais de 40 mil passageiros embarquem e desembarquem no porto durante a temporada.
A novidade foi anunciada pelo diretor-geral da MSC no Brasil, Adreian Ursilli, e pelo secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, durante o 14° Top MSC 2023, um evento realizado no navio MSC Seashore para agentes de turismo de todo o Brasil.
A secretária de Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, conta que a iniciativa é fruto da relação de confiança construída com a MSC e que o embarque de passageiros é vital para desenvolver o turismo do município.
“É uma relação que construímos de maneira muito positiva com a MSC para chegarmos até este anúncio. Agora, temos que aumentar essa demanda para os próximos anos, porque temos um dos portos mais importantes do Brasil e da América Latina”, afirmou.
Para o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o estado deve atrair passageiros de diversas regiões do Brasil e da América Latina, o que representa uma grande oportunidade para o governo investir em roteiros de viagem e produtos tipicamente paranaenses.
“Temos um grande potencial de mandar paranaenses e turistas dos demais estados para toda a América do Sul. Boa parte dos paulistas, argentinos, uruguaios e paraguaios vão acabar embarcando de Paranaguá. Iremos transformar o Paraná com bons roteiros e bons produtos para ir para as prateleiras dos agentes de viagens”, destacou o secretário.
Negociação partiu da Portos do Paraná
As reuniões da MSC com a Diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná começaram em 2019. Na época, o navio MS Hamburg foi atracado em Paranaguá, a fim de testar a capacidade de desembarque de passageiros no porto.
As negociações foram impactadas pela pandemia, mas com o fim do surto de Covid-19, Paranaguá recebeu o navio Viking Octantis e o cruzeiro MSC Armonia em 2022, que credenciaram o porto parnanguara para entrar definitivamente na rota de turismo da modalidade.
Para o diretor de desenvolvimento empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, o novo serviço vai gerar emprego e renda em todo o Litoral. Segundo ele, a previsão é de que 10 mil pessoas utilizem o porto na próxima temporada e que mais de 40 mil pessoas desembarquem em Paranaguá.
“As paradas dos navios de passageiros em Paranaguá trazem uma nova realidade econômica para todas as cidades do Litoral. Além dos turistas, que vão desembarcar e consumir na cidade, vamos ter a oportunidade inédita de embarcar passageiros pelo nosso porto. É emprego e renda sendo gerada por quem passa pela nossa cidade”, ressalta.
Na próxima segunda-feira (3), o porto receberá o Silver Wind, da operadora Silversea. Apesar de ser uma embarcação de menor porte, a visita do navio deve aquecer o comércio local, garante o diretor de desenvolvimento, André Pioli.
“Foi a excelência no recebimento dos navios anteriores que nos credenciou a entrar na rota do turismo de cruzeiro, que está em alta no Brasil. Com isso, a cidade deve ganhar muito, mas também o Litoral como um todo, pois há várias opções de atividades na nossa região. Desta forma, a economia local será beneficiada”, conclui.