Passageiros da MSC Cruzeiros poderão embarcar no Porto de Paranaguá; serviço deve fomentar turismo no Litoral


Por Redação Publicado 27/03/2023 às 15h47 Atualizado 18/02/2024 às 07h48

No domingo (26), a MSC Cruzeiros anunciou a entrada de Paranaguá na rota de embarque e desembarque do navio MSC Lirica, a partir de novembro deste ano. A embarcação vai operar itinerários para Itajaí, Buenos Aires e Punta del Este. A expectativa é de que mais de 40 mil passageiros embarquem e desembarquem no porto durante a temporada.

A novidade foi anunciada pelo diretor-geral da MSC no Brasil, Adreian Ursilli, e pelo secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, durante o 14° Top MSC 2023, um evento realizado no navio MSC Seashore para agentes de turismo de todo o Brasil.

A secretária de Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, conta que a iniciativa é fruto da relação de confiança construída com a MSC e que o embarque de passageiros é vital para desenvolver o turismo do município.

É uma relação que construímos de maneira muito positiva com a MSC para chegarmos até este anúncio. Agora, temos que aumentar essa demanda para os próximos anos, porque temos um dos portos mais importantes do Brasil e da América Latina”, afirmou.

Para o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o estado deve atrair passageiros de diversas regiões do Brasil e da América Latina, o que representa uma grande oportunidade para o governo investir em roteiros de viagem e produtos tipicamente paranaenses.

Temos um grande potencial de mandar paranaenses e turistas dos demais estados para toda a América do Sul. Boa parte dos paulistas, argentinos, uruguaios e paraguaios vão acabar embarcando de Paranaguá. Iremos transformar o Paraná com bons roteiros e bons produtos para ir para as prateleiras dos agentes de viagens”, destacou o secretário.

Negociação partiu da Portos do Paraná

As reuniões da MSC com a Diretoria de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná começaram em 2019. Na época, o navio MS Hamburg foi atracado em Paranaguá, a fim de testar a capacidade de desembarque de passageiros no porto.

As negociações foram impactadas pela pandemia, mas com o fim do surto de Covid-19, Paranaguá recebeu o navio Viking Octantis e o cruzeiro MSC Armonia em 2022, que credenciaram o porto parnanguara para entrar definitivamente na rota de turismo da modalidade.

Para o diretor de desenvolvimento empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, o novo serviço vai gerar emprego e renda em todo o Litoral. Segundo ele, a previsão é de que 10 mil pessoas utilizem o porto na próxima temporada e que mais de 40 mil pessoas desembarquem em Paranaguá.

Diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, conta que negociação começou em 2019. Foto: Divulgação

As paradas dos navios de passageiros em Paranaguá trazem uma nova realidade econômica para todas as cidades do Litoral. Além dos turistas, que vão desembarcar e consumir na cidade, vamos ter a oportunidade inédita de embarcar passageiros pelo nosso porto. É emprego e renda sendo gerada por quem passa pela nossa cidade”, ressalta.

Na próxima segunda-feira (3), o porto receberá o Silver Wind, da operadora Silversea. Apesar de ser uma embarcação de menor porte, a visita do navio deve aquecer o comércio local, garante o diretor de desenvolvimento, André Pioli.

Foi a excelência no recebimento dos navios anteriores que nos credenciou a entrar na rota do turismo de cruzeiro, que está em alta no Brasil. Com isso, a cidade deve ganhar muito, mas também o Litoral como um todo, pois há várias opções de atividades na nossa região. Desta forma, a economia local será beneficiada”, conclui.  

A novidade foi anunciada pelo diretor-geral da MSC no Brasil, Adreian Ursilli. Foto: Divulgação