Passarela da Ilha dos Valadares poderá ser reformada


Por Redação JB Litoral Publicado 07/05/2021 às 20h27 Atualizado 16/02/2024 às 01h30

Por Marinna Protasiewytch com informações da Prefeitura de Paranaguá

Nesta sexta-feira (7) teve início o primeiro passo para a tão sonhada ampliação da passarela da Ilha dos Valadares. Com um estudo autorizado pela prefeitura, serão definidas quais as obras serão necessárias e possíveis para que a ponte possa ser modificada. Atualmente o acesso de carros é restrito na ilha para veículos oficiais e de serviço, além do uso por pedestres e ciclistas.

“Este projeto vai mostrar o que precisa ser feito, quanto vai custar para fazermos esta grande obra”, afirmou o prefeito da cidade, Marcelo Roque, do Podemos.

Sonho antigo

A busca por uma reforma, ampliação e até a construção de uma nova ponte é antiga. Desde que foi criada, a passarela nunca foi aberta para o uso de carros utilitários e apenas veículos oficiais e de serviço podem passar por lá. Em 2015, devido a situação precária da ponte, o antigo prefeito, Edison de Oliveira Kersten, do PMDB, chegou a proibir inclusive as viaturas oficiais, o que foi revogado um tempo depois, devido a privação da segurança e saúde pública dos moradores.

Em 2019, o deputado estadual Galo, do Podemos, prometeu uma nova ponte e afirmou que havia um acordo com o governo estadual para começar as discussões sobre a obra. No entanto, o governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que não havia nada certo na época. Agora, em 2021 há o início do que poderá ser um começo para a realização do que todos os moradores esperam.