Patrulha Rural Comunitária realiza visitas e mini palestras em escolas no litoral


Por Redação Publicado 18/11/2022 às 09h41 Atualizado 17/02/2024 às 21h50

Policiais militares que atuam na Patrulha Rural Comunitária da 2ª Companhia do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) visitaram, na manhã de quarta-feira (16), as escolas rurais municipais nas colônias de Matinhos, Pontal do Paraná e Paranaguá. Lá, professores e alunos interagiram com a equipe e puderam saber mais sobre o trabalho da Patrulha Rural Comunitária, versão 4.0, na região.

De acordo com as informações do Setor de Comunicação Social do 9º BPM, além das mini palestras, as crianças também receberam exemplares da Cartilha Segurança Rural para entregar aos pais. O material contém dicas e orientações para a adequação e melhorias dos índices de segurança no campo.

Até o momento, as instituições de ensino infantil e fundamental localizadas nas colônias São Luiz (Escola Rural Antônio Fontes), Morro Inglês (Escola Rural Luiz Andreoli), Pereira (Escola Rural Cipriano Librano Ramos) e Maria Luíza (Escola Rural Felipe Chemure) já receberam a visita da equipe especializada. A intenção é que todas as escolas do Litoral do Paraná das áreas rurais recebem a mesma atenção.

“A importância deste trabalho consiste em despertar nas crianças as noções de segurança pública e o espírito comunitário num ambiente que está mudando, visto que a criminalidade já afeta também as áreas rurais”, afirmou o 2º sargento Márcio Mesquita, comandante da Patrulha Rural Comunitária da 2° Companhia.

O Programa Patrulha Rural Comunitária, vigente na Polícia Militar do Paraná (PMPR) desde 2009, possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade, a fim de proporcionar maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais do estado do Paraná.