Pavimentação asfáltica leva qualidade de vida para moradores do Jardim Iguaçu


Por Amanda Batista Publicado 18/07/2023 às 16h00 Atualizado 18/02/2024 às 17h30

No bairro Jardim Iguaçu, um projeto de pavimentação trouxe melhorias significativas para a comunidade local. Oito ruas receberam pavimentação asfáltica, totalizando 1,9 km de vias revitalizadas. A inauguração da obra, realizada nesta terça-feira (18), tem impacto direto na qualidade de vida de 2 mil residentes do bairro e beneficia indiretamente outros 6 mil pedestres da região.

No discurso de entrega, o prefeito Marcelo Roque (PSD) ressaltou que, até o fim do ano, o município receberá cerca de 170 km de pavimentação asfáltica. “É uma alegria contar com funcionários comprometidos. Vamos chegar no final deste ano com 170 km de asfalto e as obras incluem, ainda, a colocação de meio-fios e sinalização horizontal e vertical de todas as ruas”, salienta Roque.

Inicialmente, a execução do projeto seria feita pela iniciativa privada. Porém, com a desistência da empresa, a Prefeitura assumiu o compromisso de dar seguimento à iniciativa e firmou contrato com a empresa Prado & Prado no valor de R$ 2,3 milhões, explica o secretário de Obras, Ildeivan da Silva Júnior. “O novo time assumiu os trabalhos e retomou o projeto com agilidade, demonstrando o comprometimento do Poder Público em garantir a conclusão do asfaltamento”, diz Ildeivan.

Para a secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared, a pavimentação reforça o compromisso da Prefeitura com a qualidade de vida dos cidadãos e a valorização dos bairros urbanos. “Ela também destaca a importância da parceria entre a administração pública e a comunidade para a realização de projetos que impactam positivamente a vida de todos”, acrescenta Yared.

Benefícios

Além de proporcionar uma infraestrutura viária adequada, o asfalto melhora o acesso e a mobilidade, tornando o trânsito mais fluido e seguro. A redução da poeira e da lama também deve contribuir para a saúde da população e para a preservação dos imóveis.

A presidente de bairro, Fernanda dos Santos, fala sobre o impacto da pavimentação na vida dos moradores. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.

Segundo a presidente de bairro e moradora da Rua dos Guapuruvus, no Jardim Iguaçu, há 18 anos, Fernanda dos Santos, esta é uma grande conquista para os moradores locais, que esperavam há décadas pela pavimentação.

Nós estávamos esperando há muito tempo, porque outros políticos prometeram, mas nunca cumpriram. Então, é uma grande conquista, trouxe dignidade para nós. Ninguém merece ter que pisar na lama para ir e voltar de casa. Agora, podemos andar na rua, colocar as crianças para andar de bicicleta e depois entrar em casa sem sujar tudo”, afirma a moradora.

Para Jairo, a pavimentação traz dignidade e senso de pertencimento à comunidade. Foto: Rafael Pinheiro/ JB Litoral.

Outro ponto positivo é o impacto econômico, já que as vias pavimentadas valorizam os imóveis da região, incentivam o comércio local e atraem investimentos. Para o vigilante Jairo Damasceno da Silva, que passou cinco anos construindo a casa no Jardim Iguaçu, além de melhorar a qualidade de vida de um modo geral, a pavimentação aumenta o senso de pertencimento e cuidado da comunidade.

O fim da sujeira, da lama, não tem comparação, melhorou bastante a qualidade de vida. Também nos incentiva a dar uma melhorada na casa, fazer a calçada, colocar uma cerâmica, dá um senso de dignidade e nos sentimos valorizados”, conclui o morador.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá