Pescador que salvou jovem de afogamento, em Matinhos, já trabalhou como guarda vida e modelo


Por Luiza Rampelotti Publicado 31/05/2022 às 15h36 Atualizado 17/02/2024 às 09h42

Na manhã do domingo (29), uma tragédia poderia ter acontecido na praia de Matinhos se o pescador Murilo Ramos não estivesse por ali. Ao retornar da pescaria de tainha, enquanto realizava a retirada dos peixes de sua canoa, percebeu que um afogamento estava acontecendo bem próximo. Ele não mediu esforços e foi salvar o banhista.

O JB Litoral conversou com Murilo Ramos, de 24 anos, sobre o dia. O jovem conta que estava no local certo, na hora certa. “A gente tinha saído cedo para procurar tainha, encontramos o cardume cedo e viemos para casa antes do previsto. Na praia, enquanto estávamos dispensando a tainha, várias pessoas vieram olhar nossos peixes e, de repente, começou a gritaria falando que havia um menino se afogando em frente às canoas”, conta.

Murilo diz que não pensou muito, apenas largou seu trabalho e saiu correndo para salvar o menino, entrando na água gelada da praia. “Ele já estava meio mal, não respondia aos questionamentos. Não conheço o menino, acredito que era banhista”, comenta. O Corpo de Bombeiros informou à reportagem que a vítima não apresentava grau de afogamento e foi liberado no local.

O ato heroico que teve um final feliz foi possível porque o jovem, além de pescador, é guarda vida civil. “Já trabalhei como guarda vida na praia em duas operações, também já trabalhei como guarda vida no Sesc”, revela.

No entanto, apesar de ter experiência na profissão, Murilo decidiu largar tudo para pescar, afinal, “a pesca está no sangue”. “Optei por pescar porque minha família inteira é de pescadores, tanto do lado da minha mãe quanto do meu pai, é de geração. Larguei mão de tudo para pescar pois está no sangue, eu acho. Sempre pesquei, desde novinho, quando não tinha aula, ia com meu pai”, conta.

O jovem pescador diz que a temporada da tainha está sendo um sucesso no Litoral. “Esse ano promete dar bastante tainha, o tempo e clima estão nos ajudando e favorecendo os pescadores do Litoral”, conclui.

Momento em que Murilo volta ao continente com a vítima de afogamento. Foto: Matinhos Agora

É um menino que só me dá orgulho”, diz pai do coração  

O ex-vereador Sandro Paulo Ramos (PSD), mais conhecido como Lagarto, fala com orgulho do sobrinho, afilhado e filho do coração. “É meu sobrinho e afilhado, mas é meu filho. Só me dá orgulho a vida toda. Teve várias opções, foi guarda vida civil, ganhou até prêmios pelo Corpo de Bombeiros, passou em um concurso de modelo em São Paulo, foi contratado por uma das maiores empresas de modelagem do Brasil, só que não quis ficar lá e voltou para ser pescador”, diz.

Lagarto relembra que Murilo sempre gostou de pescar e que aprendeu a atividade seguindo a tradição da família. “Toda a nossa família é de pescadores por opção, porque já estamos na 5ª geração de profissionais da pesca. Temos no sangue o amor e paixão pela pesca. O Murilo também tem esse carinho que herdou da gente. É um menino que só me dá orgulho”, conta.

Sobre o salvamento, ele comenta que a atitude é comum entre os pescadores, e que não foi a primeira vez que o jovem auxiliou em um afogamento na praia. “Ele é um menino humilde, gente boa, não tem quem o conheça e não goste dele. Não foi a única vez que ele salvou uma vida, já foi umas três ou quatro. Ele é um menino que merece todo tipo de honraria”, finaliza.

Homenagem na Câmara de Vereadores

Na sessão legislativa de segunda-feira (30), o vereador Gerson da Silva Júnior (PL) sugeriu que a Câmara Municipal realize uma Moção de Aplausos para Murilo Ramos. “Hoje muitos pescadores salvam de afogamentos muitas pessoas, especialmente no verão. Neste final de semana, o pescador Murilo, chegando com a canoa carregada de tainha, se deparou com um afogamento e mergulhou, nadou até a pessoa e a salvou. Desejo que, com o crivo da Casa Legislativa, façamos essa Moção de Aplausos para entregarmos ao pescador”, disse.

O requerimento será votado na próxima segunda-feira (6) e, caso aprovado, Murilo deverá ser homenageado pela Câmara de Matinhos pelo ato de bravura.

https://www.instagram.com/p/Cd_iSgPumhM/