Pessoas com mobilidade reduzida aproveitam praias em cadeiras especiais


Por Redação Publicado 04/01/2023 às 18h43 Atualizado 18/02/2024 às 01h59

O Governo do Estado disponibiliza, por meio do projeto Praia Acessível, cadeiras adaptadas para que pessoas com mobilidade reduzida possam se banhar no mar. Em duas semanas de atendimento, os equipamentos já propiciaram momentos de lazer para 51 usuários. A ação é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, em parceria com a Sanepar e a Secretaria do Esporte.

“Tivemos muitos relatos de pessoas que não entravam na água por muito tempo, por terem essa mobilidade reduzida, e agora conseguem realizar esse grande sonho. Esse cuidado e atenção com a inclusão é uma marca forte desta gestão e que, com toda a certeza, será intensificada em 2023”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

O Praia Acessível, está presente em seis pontos de acessos distribuídos nos municípios de Matinhos (2 locais), Guaratuba (1 local) e Pontal do Paraná (3 locais).

Fernando Smolinski, de 38 anos, ficou com a mobilidade reduzida depois do diagnóstico de uma doença rara. Ele, que era surfista, passou mais de dois anos sem entrar no mar e conta como foi a emoção de reencontrar seu refúgio espiritual.

“Por muito tempo surfei e a praia era meu refúgio. Desde que tive meu problema de saúde, acabei deixando de frequentar. Ao chegar na praia e conhecer essa possibilidade, foi sensacional. Fiquei com as energias renovadas e ainda mais feliz ao me sentir cuidado. As pessoas que conduzem a cadeira são muito preparadas, até uma fisioterapeuta acompanhou minha entrada, isso é um grande diferencial”, comemorou.

A disponibilização de cadeiras anfíbias já ocorreu em anos anteriores, possibilitando essa inclusão. Porém, nesta edição, o atendimento é feito por especialistas nas áreas de fisioterapia e educação física, com ênfase em ações para a pessoa com deficiência.

Além disso, mais de 300 pessoas que atuam nas ações do Verão Maior Paraná receberam capacitação na área, bem como uma palestra sobre a importância da luta pela acessibilidade, com a presidente do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Coede), Emmanuelle Aguiar.

“Nosso cuidado deve ir muito além da inclusão, mas também abrange a conscientização, para que todos possam pensar em meios e formas de todos participarem de momentos de lazer e bem-estar”, reforçou o secretário Carboni.

Para isso, as cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar. Elas também possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. São flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável.

Por serem mais altas, elas permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, o uso é orientado por profissionais qualificados, que explicam a forma correta para condução das pessoas com deficiência até a cadeira e auxiliam em seu uso.

Confira as datas e os locais de disponibilidade das cadeiras:

Guaratuba: na Praia do Cristo, final da avenida Atlântica s/n.

Matinhos: no balneário Caiobá, avenida Atlântica, entre as ruas Londrina, Apucarana e Ponta Grossa e final da Travessa Morena e início da rua das Sereia.

Pontal do Paraná: em Ipanema, na avenida Dep. Anibal Khury, no final da avenida São Luís; Shangri-lá, na avenida Dep. Anibal Khury, no final da avenida Edo Puhl e; Praia de Leste, na avenida Dep. Anibal Khury, no final da rua Rio Grande do Norte.

Elas estão disponíveis do dia 28 de dezembro ao 31 de janeiro. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 9h às 19h.

*Com informações da AEN