Piloto de balsa que quase bateu em pedras em Guaratuba é experiente, diz empresa


Por Marinna Prota Publicado 28/10/2021 às 11h04 Atualizado 16/02/2024 às 17h30

Na quarta-feira (27) uma cena registrada por usuários da balsa que faz a travessia Guaratuba-Matinhos deixou a população preocupada. A embarcação foi empurrada contra as pedras e estava carregada com carros e caminhões no momento do ocorrido. Segundo a concessionária que administra a operação, BR Travessias, um problema com a manobra ocasionou a perda de controle da balsa.

No entanto, apesar de ter sido considerada uma falha humana, a empresa destacou que “o piloto trabalhou durante anos na operação da F. Andreis (antiga concessionária) e por isso não é novo e nem inexperiente”. Conforme a nota enviada ao JB Litoral, a BR Travessias informou que “embora a maré forte influencie durante a atracação, principalmente na margem Caiobá-Matinhos, que fica de frente para o mar aberto, o piloto controlou a embarcação, refez a manobra com sucesso e a conduziu em segurança até o porto, para o desembarque de veículos e passageiros, sem causar qualquer dano físico ou material aos usuários e tripulação”.

Devido a gravidade do ocorrido, o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) responsável pela fiscalização da operação, solicitou uma vistoria da embarcação. A balsa Vitória foi liberada pelo órgão e segue operando normalmente nesta quinta-feira (28). A Marinha do Brasil enviou uma equipe para realizar a vistoria e averiguar o ocorrido e até o momento não concluiu o que de fato ocorreu, desta forma nenhuma punição ou sanção foi implicada, por enquanto.

Segundo a empresa, ela foi colocada em operação na quarta-feira após dois meses de trabalhos para realizar as adaptações necessárias, mas que “Não houve falha mecânica, peça quebrada ou qualquer outro tipo de avaria no rebocador ou na balsa”. Hoje, a concessionária afirma que três ferry boats estão em operação, com capacidade de 60 veículos cada e uma balsa, a que sofreu o problema, com capacidade de transporte de 105 veículos.