Pitbull solto causa tumulto em parquinho do Aeroparque, em Paranaguá


Por Maisy Pires Publicado 22/01/2026 às 11h00 Atualizado 27/01/2026 às 10h42

Um cachorro da raça pitbull provocou um princípio de tumulto no parquinho do Aeroparque, em Paranaguá, no final da tarde desta quarta-feira (21). O espaço, localizado na Avenida Domingos Peneda, estava com centenas de crianças acompanhadas de familiares no momento da ocorrência.

PITBULL ATAQUE AEROPARQUE (5)
Animal foi contido no campinho até a chegada da Semmadesp. Foto: divulgação

O JB Litoral conversou com Hudson Carlos dos Santos, membro da diretoria da Associação de Moradores do Jardim Guaraituba, que relatou que o animal, de grande porte e com aproximadamente 40 kg, apareceu solto na área de lazer, causando medo entre as famílias.

“A praça estava lotada de crianças e famílias. Algumas crianças começaram a chorar, outras ficaram presas nos brinquedos, com medo de descer, e muita gente saiu correndo. Foi uma situação de pânico, porque é um cachorro muito grande e ninguém sabia se ele era dócil ou não”, relatou.

Diante do risco, Hudson acionou as autoridades e entrou em contato com a Polícia Militar e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Pesca (SEMMADESP) para solicitar apoio no controle do animal.

Segundo ele, o pitbull circulava livremente pelo parquinho e chegou a estourar uma bola de futebol de uma das crianças, o que aumentou ainda mais a tensão no local. “Mesmo brincando, um cachorro desse porte pode machucar facilmente. Se ele pulasse em cima de uma criança, poderia derrubar tranquilamente”, afirmou.

Com a ajuda de frequentadores, o animal foi atraído e contido temporariamente em um campo cercado, até a chegada das equipes responsáveis pelo atendimento.

Pitbull é resgatado e encaminhado à Secretaria de Meio Ambiente

Hudson também relatou preocupação com a demora inicial e com a estrutura utilizada durante o resgate. “Quando liguei para o meio ambiente, me informaram que havia apenas uma viatura para esse tipo de ocorrência e que não sabiam quando poderiam atender. Só depois que a Polícia Militar entrou em contato é que a equipe chegou rapidamente”, explicou.

Ele também questionou as condições do atendimento no local. “Eles não tinham equipamentos adequados. Usaram uma corda improvisada para conter o cachorro”, disse.

Durante todo o atendimento, nenhum tutor apareceu no local ou foi identificado como responsável pelo cachorro. Até o momento, não há informações oficiais sobre a origem do animal ou sobre o destino após o recolhimento.

O que diz a Prefeitura

Em nota enviada ao JB Litoral, a Prefeitura de Paranaguá informou que no momento da solicitação, a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSU), responsável por esse tipo de atendimento, encontrava-se em outra ocorrência.

“Ainda assim, o deslocamento até o local foi realizado com a maior brevidade possível para prestar o auxílio necessário. Ao chegar, a equipe iniciou o procedimento com uma espécie de corda apropriada para o controle seguro do animal. Após o primeiro atendimento, o animal foi encaminhado ao Canil Municipal. Até o momento, o tutor não foi identificado”, destacou.

“A SEMSU esclarece que a demanda por atendimentos tem sido elevada, especialmente em casos relacionados a maus-tratos e abandono de animais. Ainda assim, a secretaria reforça que tem envidado todos os esforços para garantir que a causa animal seja tratada com a atenção, o cuidado e o respeito que merece”, encerrou a nota.


Sobre

Jornalista formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, com pós-graduação em Comunicação e Oratória, atua há mais de 10 anos na área, com experiência em portais, televisão, rádio e assessoria de imprensa. Atualmente, é editora-chefe do JB Litoral, onde lidera a produção de conteúdo com foco em informação de qualidade e responsabilidade.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *