Plano estratégico: Paranaguá imuniza adolescentes contra dengue e amplia vacina da gripe para bebês


Por Luiza Rampelotti Publicado 03/05/2024 às 18h28
image-3
O município de Paranaguá iniciará a vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira (6), para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Um novo fôlego na luta contra a dengue chegou ao Litoral do Paraná na última segunda-feira (29). Com a chegada de 5.313 doses da vacina produzida pela farmacêutica Takeda, a região se prepara para iniciar sua campanha de imunização.

A distribuição estratégica desse lote, coordenada pela 1ª Regional de Saúde, em Paranaguá, levará as doses aos seguintes municípios:

  • Paranaguá: 2.612 doses
  • Guaratuba: 759 doses
  • Matinhos: 690 doses
  • Pontal do Paraná: 481 doses
  • Antonina: 314 doses
  • Morretes: 311 doses
  • Guaraqueçaba: 146 doses

O município de Paranaguá iniciará a vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira (6), para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O público-alvo nesta fase inicial é de cerca de 10 mil pessoas, contudo, nesta primeira remessa, a cidade recebeu 2.612 doses do imunizante.

A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Guarani, da Ilha dos Valadares, Emir Roth e Porto Seguro, das 8h às 17h. Os interessados em se vacinar devem levar a carteirinha de vacinação, documento de identificação e Cartão SUS.

A superintendente de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Cleonice Ferreira, explica que as três UBS foram escolhidas por atingirem todas as regiões de Paranaguá, facilitando o acesso da população à vacinação. “Posteriormente, quando recebermos uma nova remessa de doses, poderemos estender a vacinação para as outras unidades“, detalha.

Antes da imunização, os pacientes passarão por uma consulta de enfermagem, onde será feita uma avaliação do histórico de saúde. É importante relatar qualquer episódio de dengue anterior, pois isso pode influenciar o momento adequado para a aplicação da vacina.

Informações complementares

  • A vacinação contra a dengue requer duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
  • Quem teve dengue recentemente precisa aguardar seis meses antes de receber a vacina.
  • A vacinação contra a dengue não deve ser administrada simultaneamente com outras vacinas, requerendo um intervalo de 15 a 30 dias.

Gripe também está na mira

Desde a última quinta-feira (2), o município de Paranaguá também está realizando a vacinação contra a influenza para pessoas a partir dos seis meses de idade. Cleonice Ferreira enfatiza a importância da vacinação para prevenir doenças graves.

image-5
A vacinação contra a influenza ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde. É importante apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identificação e Cartão SUS. Foto: Prefeitura de Paranaguá

A vacinação é uma das melhores maneiras de se proteger contra doenças e suas complicações. No caso da dengue, a vacina pode evitar casos graves e a necessidade de internações. Já a vacina contra a influenza pode prevenir a hospitalização e até mesmo a morte, principalmente nos grupos de risco“, ressalta Cleonice Ferreira.

A vacinação contra a influenza ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde. É importante apresentar a carteirinha de vacinação, documento de identificação e Cartão SUS.

Importante

  • A vacina contra dengue é indicada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos;
  • A vacinação acontece nas UBS da Vila Guarani, Ilha dos Valadares, Emir Roth e Porto Seguro;
  • É necessário levar a carteirinha de vacinação, documento de identificação e Cartão SUS;
  • A vacinação é gratuita;
  • A vacinação contra a influenza também está acontecendo no município, em todas as UBS.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *