PM encontra 475 kg de cocaína em caminhão e prende cinco em Paranaguá


Por Redação Publicado 29/03/2023 às 09h28 Atualizado 18/02/2024 às 07h56

Em Paranaguá, policiais militares do 9º Batalhão apreenderam quase meia tonelada de cocaína que seria encaminhada para o exterior. A ação ocorreu na madrugada desta quarta-feira (29), durante a abordagem de um caminhão na área portuária e resultou na prisão de quatro homens e uma mulher.

De acordo com a ocorrência, tudo começou por volta das 2 horas, com diligências da Agência Local de Inteligência (ALI) sobre informações que durante a madrugada um caminhão estaria seguindo em direção ao Porto de Paranaguá com um compartimento de carga oculto, onde estariam escondidos aproximadamente 400 quilos de cocaína que deveriam ser enviados para o exterior.

De imediato os policiais fizeram o acompanhamento do veículo, o qual, ao chegar na entrada da balança da empresa TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) foi feita a abordagem, com apoio de equipes de Rádio Patrulha e Rotam (Rondas Ostensivas Tático Móvel). Em seguida foi verificado que o veículo era ocupado pelo casal Jardel Juliano Ruchinski, de 43 anos, e Vanessa Santos Novak, de 26, com endereço em Morretes.

Logo depois, os policiais perceberam que haviam pessoas escondidas na parte traseira do veículo de carga, entre os rodados. Na sequência foram abordados três homens, sendo que dois deles tentaram fugir, mas foram alcançados pelos policiais.

O trio foi identificado como Tainan Alexsander Soley Von Walbersolonf, de 24 anos; Joelson Santos de Souza, de 29, e Ronaldo Modesto de Oliveira, de 26, todos com endereço em Paranaguá e com passagem pelo sistema prisional.

Na continuidade das diligências, no caminhão, os policiais encontraram o compartimento oculto, conforme informado na denúncia, onde estavam 15 bolsas de viagem contendo tabletes de pasta base de cocaína, totalizando 475 quilos do entorpecente.

Diante dos fatos, todos os envolvidos foram encaminhados, junto com tudo que foi apreendido, ao plantão da Delegacia da Polícia Federal em Paranaguá, acusados do crime de tráfico internacional de drogas.