PM já deteve 352 pessoas e Bombeiros registraram mais de 500 afogamentos


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/01/2023 às 03h23 Atualizado 18/02/2024 às 02h16

Com a expectativa de receber mais de dois milhões de turistas durante a temporada de verão, o Litoral do Paraná recebeu reforço no efetivo policial, com o intuito de garantir a ordem e segurança da população. Atualmente, a região conta com 2 mil agentes de segurança pública em serviço para prevenção e combate à criminalidade, segundo o tenente-coronel Lucas Prüsse, diretor-geral da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

O investimento em segurança está sendo realizado pelo Governo do Estado, através da Operação Verão Maior, que começou no dia 17 de dezembro e segue até 31 de janeiro. Em um primeiro balanço divulgado na sexta-feira (6), a informação é de que nos primeiros 20 dias de operação, já foram realizadas 352 detenções e atendimentos a mais de 2,5 mil ocorrências, a maioria por perturbação de sossego.

O reforço do policiamento dá tranquilidade aos veranistas e à população local para que tenham um verão tranquilo e mais seguro em todas as áreas. A segurança pública trabalha em prol da população, com as forças atuando de forma integrada e também em conjunto aos demais órgãos estaduais. Com o início dos shows, estaremos presentes para coibir qualquer tipo de delito”, diz o tenente-coronel Lucas Prüsse.

A Polícia Militar do Paraná conta com pontos-base em regiões específicas para o monitoramento do trânsito e fluxo de pessoas. O policiamento também envolve equipes do Batalhão de Operações Aéreas, Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Operações Policiais Especiais, Batalhão da Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Científica.

500 afogamentos

Agentes da Polícia Penal também participam da operação. Até o momento, eles realizaram a transferência de 138 presos de cadeias do Litoral para Curitiba, além do acompanhamento daqueles monitorados por tornozeleira eletrônica para coibir eventuais descumprimentos.

Desde o início da temporada, os bombeiros presentes no Litoral já realizaram mais de 500 salvamentos de pessoas que se afogavam nas praias paranaenses. “O Corpo de Bombeiros tem visado principalmente as ações de prevenção e orientação dos banhistas para que evitem situações de risco. Mesmo assim, fizemos mais de 500 salvamentos até o momento, dos quais aproximadamente 150 teriam um grande potencial de resultar em morte sem a nossa intervenção”, explicou o comandante do 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná, tenente-coronel Dorico Borba.

O Corpo de Bombeiros instalou 91 postos de guarda-vidas na Ilha do Mel, Morretes, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. Mais de 600 bombeiros militares e guarda-vidas civis atuam na prevenção de incidentes e atendimentos emergenciais no Litoral.

Além disso, mais de 7 mil pulseirinhas para identificação das crianças já foram distribuídas nas praias. O órgão recebeu um aporte de R$ 2 milhões em equipamentos e materiais, além de diversos cursos de formação de guarda-vidas e guarda-vidas civil voluntário.

*Com informações da AEN