Podcast sobre fandango é lançado por morador da Ilha dos Valadares


Por Marinna Prota Publicado 15/04/2021 às 18h51 Atualizado 15/02/2024 às 23h32

Parte da cultura caiçara, o Fadango ganhou mais um espaço de disseminação, o Mestre Fandangueiro Aorelio Domingues criou o podcast “O fandango hoje”, que discute as nuances deste ritmo que badala também a Ilha dos Valadares, em Paranaguá.

A discussão gira em torno da atualidade do Fandango Caiçara, desde a sua forma natural, nas comunidades tradicionais do Território Caiçara, até o trânsito para o âmbito erudito e para o espaço popular de rádio com roupagem contemporânea.

Para explicar esse trânsito, o Mestre Aorelio ouviu entendedores do assunto como o Mestre Cleiton Prado Carneiro da Juréia, Iguape (SP), que fundou o Grupo de Fandango Manema; Ary Giordani que é professor, macheteiro e designer de som; Carla Zago, musicista, professora de música, violinista erudita e diretora musical; e Leomaristi, músico, produtor musical, parceiro de Aorelio na produção atual.

Quem é o Mestre Aorelio?

Aorelio é integrante do Grupo de Fandango Caiçara Mandicuera, da Ilha dos Valadares, Paranaguá. Autor do CD “Amanhece – Fandango Pancada” primeira iniciativa de transportar o Fandango Caiçara para o estúdio.

Ele transitou para o espaço erudito com a criação da Orquestra Rabecônica em 2008, e nela foi criada e encenada a primeira Opereta Caiçara – Açucena – em 2011. Para a Orquestra, foram desenvolvidos novos instrumentos a partir da rabeca; como rabiola (versão Caiçara da Viola de Arco), os rabelos (similares ao Violoncelo), e rabecões (Contra-baixos).

Após o erudito, agora Aorelio está se dedicando ao espaço popular contemporâneo, com novas modas em roupagem radiofônica.

O podcast está disponível nas plataformas digitais abaixo: