Polícia Ambiental encontra papagaios em cativeiro em Guaratuba após denúncia 


Por Redação Publicado 05/11/2023 às 21h24 Atualizado 19/02/2024 às 03h57

Na sexta-feira, 3, na cidade de Guaratuba, um homem foi autuado por crime ambiental devido manter irregularmente em cativeiro dois papagaios. A ação foi realizada por policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) após denúncia. 

Segundo o relatório policial, tudo começou com informações repassadas pelo telefone 181, as quais indicavam que o denunciado mantinha em sua posse duas aves da fauna silvestre.  

Ao chegarem no local informado, os militares confirmaram a denúncia, encontrando dois pássaros da espécie papagaio-verdadeiro. Na abordagem os policiais constataram que o proprietário não tinha autorização do órgão ambiental competente para ter a posse das aves. 

Diante dos fatos, foi lavrado um Auto de Infração Administrativa (AIA) em seu desfavor do homem, que ainda foi conduzido para a elaboração de Termo Circunstanciado de Infração Penal, se comprometendo em comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal, para que sejam tomadas as providências necessárias. 

Por apresentarem sinais de domesticação e por não haver local apropriado para a destinação, os papagaios ficaram depositados com o homem a título de depositário fiel.