Polícia Militar promove cerimônia de entrega de medalhas no 9° Batalhão, em Paranaguá


Por Redação Publicado 19/12/2022 às 11h40 Atualizado 18/02/2024 às 00h17

Na manhã desta segunda-feira (19), aconteceu, na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar, na Vila São Vicente, em Paranaguá, a solenidade de entrega de medalhas de Sangue, de Humanidade e de Mérito do Batalhão do Litoral.

Conforme as informações divulgadas pelo Setor de Comunicação Social do 9º BPM, a cerimônia começou às 9h, com a tropa em forma, e contou com a presença do comandante da unidade, tenente-coronel Durval Tavares Junior; do secretário de Segurança Pública de Paranaguá e do 2º sargento da reserva da PM, João Carlos da Silva; do comandante-geral da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, Leônidas Martins Junior; e demais oficiais e praças que atuam no Batalhão do Litoral.

Durante a solenidade, uma policial militar, a soldado Nayhara Cordeiro Cardoso, foi agraciada com a Medalha de Sangue, uma das condecorações mais importantes da Polícia Militar do Paraná, criada pela Lei nº 1.943, de 23 de junho de 1954, cujo objetivo é condecorar militares estaduais que, em campanha ou em cumprimento da missão policial, foram acometidos por ferimentos de natureza grave.

Em seguida, três militares estaduais, cabo Delmir Notte, cabo Walisson Cesar A. Domingues e soldado Adalton Cairquick da Silva, receberam a Medalha de Humanidade, honraria instituída pela Lei nº 2.744, de 31 de março de 1930, que é conferida aos policiais e bombeiros militares que, no cumprimento do dever, praticaram ato de heroísmo para salvar a vida de outra pessoa.

Por fim, 15 policiais militares, dentre eles o secretário de Segurança Pública de Paranaguá, receberam a Medalha de Mérito do Batalhão do Litoral, que é uma condecoração de caráter comemorativo, criada pela Portaria do Comando-Geral da PMPR nº 846, de 10 de outubro de 2013, publicada no Boletim Geral nº 195, cuja finalidade destina-se a agraciar aqueles que foram essenciais à consolidação e ao bom funcionamento do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Após a cerimônia de entrega das medalhas, o comandante do 9º Batalhão assumiu a tribuna e trouxe uma mensagem de respeito e agradecimento aos militares estaduais agraciados, parabenizando-os pelas conquistas e pelos excelentes serviços prestados em prol da sociedade.