Policiais militares recebem medalhas por serviços prestados no litoral


Por Redação Publicado 13/08/2021 às 21h03 Atualizado 16/02/2024 às 10h08

Na tarde de quinta-feira, 12, policiais militares atuantes no litoral paranaense foram homenageados pelos serviços prestados à sociedade. A cerimônia ocorreu na sede do 9º BPM, na cidade de Paranaguá, e obedeceu aos protocolos de prevenção e enfrentamento à Covid-19, tendo efetivo reduzido, além do uso obrigatório de máscaras e álcool em gel.

Conforme as informações divulgadas pela PM, além de oficiais e praças, participaram da solenidade o comandante e o subcomandante da OPM (Organização Policial Militar), tenente-coronel Luiz Renato Rodrigues Júnior e major Cristiano Stocco Rosa.

Cerimônia ocorreu na sede do 9º Batalhão, em Paranaguá

Ao todo, sete profissionais da segurança pública receberam medalhas policiais militares de ouro, prata e bronze, conforme previsto na Lei Estadual nº 1.948, em 20 de março de 1920, ainda no governo de Bento Munhoz da Rocha Neto.

As medalhas, que na verdade são confeccionadas em Zamac “ou Zamak”, que é a denominação genérica de diversas ligas metálicas contendo basicamente zinco (Zn), Alumínio (Al), Magnésio (Mg), Cobre (Cu), destinam-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da Polícia Militar do Paraná da ativa, que, com ótimo comportamento, completaram 10, 20 e 30 anos de serviço sem punição disciplinar.

As medalhas têm de um lado as Armas da República e, do outro, no centro, a inscrição “PARANÁ-BRASIL” circundada pelos dizeres “LEI 1.948, DE 20 DE MARÇO DE 1.920”.