Policial Militar salva recém-nascido engasgado em posto de gasolina; vídeo


Por Flávia Barros Publicado 26/09/2023 às 19h10 Atualizado 19/02/2024 às 00h46

A toda hora, em qualquer lugar, quando menos se espera, vem a necessidade e a oportunidade de ajudar: assim é o dia a dia de policiais militares. Nesta terça-feira (26), o 9º Batalhão divulgou imagens de um salvamento ocorrido no último dia 15, quando um militar estadual abastecia a viatura da corporação em um posto de combustíveis de Paranaguá.

O cabo Clayton Simonato conta que estava no posto quando o casal parou o carro no estabelecimento e pediu ajuda para o filho, de apenas 13 dias, que estava sem respirar. Imediatamente o policial pegou o bebê no colo e iniciou as manobras de Heimlich, uma técnica de emergência para casos de asfixia por engasgamento.

Após alguns segundos, o bebê começou a chorar e voltou a respirar normalmente.

Foi um momento de muita tensão, mas graças a Deus deu tudo certo. Eu só pensei em fazer o que aprendi no curso de formação e no estágio operacional. Foi um milagre!”, afirmou Simonato.

Acompanhou até o HRL

Após o bebê voltar a respirar, o policial acalmou os pais e os orientou a levar a criança ao hospital para avaliação médica. Em seguida, o militar acompanhou o casal até o Hospital Regional do Litoral e recebeu a notícia de que o bebê estava bem e não corria mais risco de vida.

O Comandante do 9º BPM, tenente-coronel Cristiano Stocco Rosa, parabenizou o policial pela ação e destacou a importância do treinamento constante dos militares estaduais. “Esse é um exemplo de que a PMPR está preparada para atender qualquer situação, seja de ordem pública ou de socorro humanitário. O cabo Simonato demonstrou profissionalismo, dedicação e amor ao próximo, qualidades que são essenciais para o exercício da nossa missão“, disse o oficial.

Acompanhe o momento em que o salvamento é realizado e o que diz o PM: