Pontal do Paraná dá início a ações para manter CadÚnico atualizado; 6.700 famílias da cidade integram o cadastro federal


Por Flávia Barros Publicado 27/02/2024 às 15h01
Mutirões estão priorizando a comunidade escolar, uma vez que dados importantes, como atualização vacinal, matrícula escolar e pesagem das crianças são exigidos para a manutenção de benefícios. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná
Mutirões estão priorizando a comunidade escolar, uma vez que dados importantes, como atualização vacinal, matrícula escolar e pesagem das crianças são exigidos para a manutenção de benefícios. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, identifica todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda. Para que seja possível ter acesso aos mais de 30 programas e serviços disponibilizados pelo Ministério da Cidadania, entre eles o Bolsa Família, e outros estaduais, é fundamental que os dados estejam atualizados.

Com o objetivo de inserir novas famílias no cadastro e atualizar as informações das que já estão nele, a Prefeitura de Pontal do Paraná começou uma série de mutirões programados para o primeiro semestre deste ano.


Famílias com crianças na escola


Na quarta-feira (21) e na sexta-feira (23), o município realizou o Mutirão de Assistência Social, Saúde e Educação nas escolas Benvinda de Miranda Lopes Corrêa, em Pontal do Sul, e Amatuzzi, em Shangri-lá. Nas ações, foram feitas a pesagem familiar para acompanhamento do programa Bolsa Família; vacinação com atualização da carteira vacinal, entre outros.   

De acordo com o gestor do CadÚnico e Bolsa Família em Pontal do Paraná, Gilberto Belarmino, o pedido da ação descentralizada atendendo à comunidade escolar veio da Secretaria de Assistência Social, uma vez que fatores como vacinação, pesagem e matrícula escolar são condicionantes para a permanência ou inclusão de famílias nos programas sociais.

De acordo com Belarmino, Pontal do Paraná está com índice alto de atualização cadastral. “Nós estamos com a média de 90% da população pontalense com o CadÚnico atualizado, que dá a cada família, de acordo com a sua renda per capita, o direito de procurar alguns benefícios tanto municipal, estadual como federal”, contou Gilberto ao JB Litoral.

Atualmente, 6.700 famílias de Pontal estão no Cadastro Único; dessas, 2.370 recebem o Bolsa Família. “Das que recebem o Bolsa Família, todas estão com a taxa de avaliação cadastral acima de 90%, no caso da Assistência Social. No caso da Educação, está em torno de 82%; nos quesitos que envolvem a Saúde, o último levantamento do Governo Federal estava em 49% de atualização, devido à questão vacinal e pesagem”, explicou o gestor.

Com as ações da semana passada, foram feitas 90 atualizações no CadÚnico.


Próximas comunidades atendidas


Gilberto Belarmino também revelou a previsão das próximas escolas a serem atendidas pelos mutirões. “No mês de março, faremos nas escolas Arthur Tavares e Ernesto; no mês de abril, a Anita Miró Vernalha e Escola Primavera; no mês de maio, a escola Ezequiel e a escola Ilha do Saber. Atenderemos também a Colônia Pereira e as aldeias indígenas. Essa é a proposta para o primeiro semestre”, detalhou o gestor.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *