Pontal do Paraná é a primeira cidade do Litoral a garantir operacionalização do SIATE


Por Luiza Rampelotti Publicado 08/08/2023 às 16h28 Atualizado 18/02/2024 às 19h34

O município de Pontal do Paraná deu um passo significativo para a melhoria do atendimento de emergência ao firmar um convênio inédito na região. Na última quarta-feira (3), o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão, formalizou o termo de cooperação técnica para a operacionalização do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) na cidade. A cerimônia ocorreu na sede do 8º Grupamento de Bombeiros de Pontal, situado em Santa Terezinha.

A parceria histórica foi selada entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Saúde e a 1ª Regional de Saúde do Litoral, em conjunto com o Corpo de Bombeiros. Pontal torna-se, assim, a primeira cidade da região a consolidar esse acordo, que terá suas atividades executadas pela Secretaria Municipal de Saúde, em cooperação com os bombeiros.

De acordo com o prefeito Rudão, o objetivo primordial da cooperação é garantir a continuidade e o aprimoramento dos serviços do SIATE no município, possibilitando um atendimento de qualidade e especializado aos cidadãos de Pontal do Paraná. “Formalizamos o termo de cooperação do SIATE em Pontal do Paraná e agora somos a primeira cidade do Litoral a firmar esse termo, que vai permitir que a gente consiga renovar a frota de ambulâncias do SIATE e manter esse convênio”, disse.

Ao JB Litoral, a capitã bombeira militar Júlia dos Santos Saldanha Frazatto ressaltou que o convênio visa parceria para captação de recursos humanos e materiais com o intuito de manter o serviço do SIATE por meio das ambulâncias do Corpo de Bombeiros à disposição dos munícipes. “A iniciativa foi um esforço do Corpo de Bombeiros, Regional de Saúde e do Município de Pontal do Paraná, que trabalharão em conjunto para melhor atender a população local”, destacou.

A capitã ainda relembrou que, recentemente, a ambulância do Corpo de Bombeiros voltou a prestar atendimentos ininterruptamente em Pontal do Paraná, com a reposição de efetivo que foi conseguido junto ao Comando do Corpo de Bombeiros. “E agora com este convênio teremos a garantia de reposição de materiais e seremos comtemplados com uma nova ambulância devido a implantação do SIATE”, concluiu.

SIATE e SAMU

Ele enfatizou que a parceria assegura a permanência e a evolução contínua do serviço, ressaltando a importância dele para a população. Agora, o município conta com o atendimento do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência e, ainda, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Vale ressaltar que, enquanto o SIATE é coordenado pelos bombeiros e foca no atendimento de traumas, o SAMU atende casos clínicos. Ambos os serviços têm seus próprios sistemas e referências hospitalares determinadas por suas respectivas centrais de regulação.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná