Pontal do Paraná inaugura mais uma escultura gigante: tartaruga de 10 m fica em Pontal do Sul


Por Luiza Rampelotti Publicado 23/05/2023 às 16h02 Atualizado 18/02/2024 às 12h03

O caranguejo gigante do balneário de Shangri-lá, em Pontal do Paraná, agora tem companhia. Na manhã desta terça-feira (23), foi inaugurada a escultura de uma tartaruga, também gigantesca, em Pontal do Sul, a cerca de 7 km de distância.

A inauguração aconteceu justamente no Dia Mundial da Tartaruga, para comemorar a data. O balneário escolhido para a implantação de mais uma obra de Guilherme Ferreira, o Índio Artesão, é conhecido por ser uma área na qual as tartarugas escolhem para a desova no Litoral.

A escultura da tartaruga gigante desovando custou cerca de R$ 57 mil e foi esculpida em concreto armado e inspirada na espécie Dermochelys Coriacea, conhecida como Tartaruga Gigante. Com 10,20 metros de comprimento por 6,5 metros de largura, a estátua pode ser visitada na Avenida Beira-Mar, uma quadra antes da orla de Pontal do Sul, o balneário preferido para a desova.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, destacou que a cidade ganha mais um atrativo turístico. A expectativa é que, assim como o caranguejo de Shangri-lá, a tartaruga também seja muito visitada.

Nós sabemos que Pontal do Paraná precisa de muito investimento em turismo e em melhorias. Somos uma região que tem um ecossistema sensível e precisamos fomentar isso, trabalhando em conjunto, preservando nossas praias, nossas restingas e falando sobre os animais que frequentam as nossas áreas. É importante que a nossa natureza caminhe em conjunto com o nosso turismo”, disse.

Ele também adiantou que, em breve, a praça na qual a tartaruga foi instalada será urbanizada. Os investimentos serão de R$ 150 mil para iluminação, pavimentação em paver, colocação de grama e de painéis lúdicos. “O local ficará muito bonito e atrativo para o turismo”, concluiu.

Curiosidades sobre a Tartaruga Gigante

  • A fêmea vem até 10 vezes à praia para fazer ninhos durante a temporada reprodutiva;
  • É a maior espécie de tartaruga marinha do mundo;
  • Em cada ninho, a tartaruga marinha põe cerca de 100 ovos;
  • As desovas na região de Pontal do Paraná ocorreram em 2007, 2010, 2014 e 2020, sendo Pontal do Sul o balneário com o maior número de ninhos;
  • Infelizmente, a espécie está criticamente ameaçada de extinção.

Terceira escultura gigante no Litoral

Já são três esculturas de animais gigantes no Litoral, sendo duas em Pontal e uma em Paranaguá, que também tem um caranguejo gigantesco na Praça Mário Roque. Todas as obras foram esculpidas pelo Índio Artesão.

Nascido em Nísia Floresta (RN), Índio já produziu mais de 3 mil trabalhos, de todos os tamanhos, que estão espalhados pelo país. Além das cidades do Litoral, o local mais próximo a ter uma obra esculpida pelo artista é Itapoá (SC), que também tem um caranguejo.

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná