Pontal do Paraná inicia a 24ª festa em honra a São José nesta sexta (8); programação segue até o dia 19

Serão diversas programações religiosas e festivas, incluindo atrações musicais, praça de alimentação, binguinhos e “Show de Prêmios”.


Por Luiza Rampelotti Publicado 06/03/2024 às 20h09 Atualizado 07/03/2024 às 23h23

Na sexta-feira (8), Pontal do Paraná dá início à celebração da grandiosa 24ª festa em honra a São José, padroeiro da cidade e do Santuário que leva seu nome. A feste segue até o dia 19 com diversas programações religiosas e festivas, incluindo atrações musicais, praça de alimentação, binguinhos e “Show de Prêmios”.

igreja são jose pontal
O Santuário fica localizado na Rua Dom Alfredo Ernest Novak, 167. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A igreja de São José, que hoje é o coração espiritual da cidade, começou a ser construída há mais de 10 anos e ainda não foi concluída. Ao JB Litoral, o Padre João Marcos Temóteo falou sobre os esforços para concluir a obra majestosa.

A construção do Santuário é um testemunho da fé e da dedicação da nossa comunidade. Cada tijolo, saco de cimento e fio elétrico representa a contribuição valiosa do povo de Deus. O tamanho grandioso da igreja é um desafio, mas a devoção dos fiéis é o que mantém esse projeto em andamento“, diz o padre.

A elevação à Santuário: uma conquista celebrada

Padre João Temóteo destaca que a transformação da igreja em santuário foi uma conquista recente, ocorrida durante a festa do ano passado, em 17 de março de 2023. Durante a última missa da festividade, o bispo Dom Edmar Peron realizou a elevação que oficializou a igreja como santuário.

Na ocasião, o bispo aceitou o nosso pedido e veio na missa no último dia, elevando esta igreja à condição de santuário. É uma conquista recente que celebramos neste ano, marcando não apenas a festa religiosa, mas também a consolidação do Santuário de São José“, comemora.

Festa de São José: celebração de fé e solidariedade

igreja s jose
Com a intercessão de São José, queremos realizar o próximo passo na obra: colocar o piso em todo o santuário”, diz o Padre João Temóteo. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A festa em honra a São José, que acontece de 8 a 19 de março, não é apenas um momento de devoção, mas também uma oportunidade de arrecadar fundos para a conclusão da obra do santuário. A comunidade se une em orações durante as missas e novenas, vivenciando um retiro espiritual durante o período da Quaresma.

Além da parte religiosa, a festa conta com uma programação festiva e social. O “Show de Prêmios” é uma das atrações mais esperadas, oferecendo prêmios valiosos, como um carro Ônix 0 km, geladeira, máquina de lavar roupas e um iPhone 11. Para participar, é necessário adquirir uma cartela ao custo de R$ 15. A arrecadação desse evento contribui significativamente para a continuação da construção do santuário.

O Padre João Temóteo destaca a importância da participação ativa da população e dos fiéis nessa jornada. Ele ressalta que, mais do que a construção física da igreja, o objetivo principal é construir o Reino de Deus, e isso só é possível com a união e colaboração de todos.

Eu acredito que quando faço parte do projeto de uma obra, dou mais valor para ela. A participação de todos é fundamental. Além da igreja, templo que todos construíram, o mais importante é a igreja, a comunidade, todos juntos com o mesmo objetivo“, diz.

Participe da festa e colabore com a obra

Ele destaca que, ao participar da festa e colaborar com a compra de cartelas do “Show de Prêmios”, cada pessoa se torna parte ativa na construção do santuário. Segundo ele, a festa é não apenas uma celebração religiosa, mas uma oportunidade de fortalecer os laços da comunidade e contribuir para um propósito maior.

Convido a todos a participarem desta festa, a contribuírem com a compra das cartelas e a serem parte desta obra. Com a intercessão de São José, queremos realizar o próximo passo na obra: colocar o piso em todo o santuário. Que esta festa seja um momento de fé, solidariedade e união, marcando a construção contínua do Reino de Deus em nossos corações“, conclui.

padre joao marcos
Que esta festa seja um momento de fé, solidariedade e união, marcando a construção contínua do Reino de Deus em nossos corações“, destaca o padre João Temóteo. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

Confira a programação

  • De 10 a 18 de março, novena diária às 19h30;
  • Dias 10 (próximo domingo) e 17 (último domingo da festa), almoço com costela fogo de chão às 12h;
  • Dia 17, “Show de Prêmios” com o sorteio do carro 0 km;
  • Shows, praça de alimentação e binguinho todos os dias à noite.
image

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *